terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Na hora da entrega dos presentes


No dia 24 de dezembro, Pedrinho não queria dormir de tarde esperando Papai Noel. Por mais que disséssemos a ele que Papai Noel só deixa os presentes quando a crianças estiver dormindo e mesmo estando com sono, ele relutava para não dormir.

Então papai colocou ele no berço, filmou a conversa deles para vê se ele dormia e nada. Depois de um tempo, eu fiz um "gagau" para ele e na minha cama, ele dormiu.

Então, fui para a sala guardar os brinquedos dele que estavam espalhados e depois coloquei os presentes que eu (mamãe de Pedrinho) e papai compramos para ele. Foi só o tempo de arrumar tudo e filhão chegou na sala. O sono dele não durou mais do que 20 minutos.

E quando Pedrinho viu os presentes, seus olhinhos brilharam. Papai falou: - "Eu não disse Pedrinho que Papai Noel só deixa os brinquedos quando todos estiverem dormindo".

Mamãe comprou Super pista radical motorizada da Homeplay com loopin e papai comprou Trenzinho legal da Braskit. Ah! Comprei também um carrinho da Maisto que cabia da meia de Papai Noel.



Papai e Pedrinho brincando com o presente que mamãe comprou 

Este foi o presente que papai comprou para filhão


Primeiro livro: O início para formar o pequeno leitor


O primeiro livro que Pedrinho ganhou foi um de pano e do carneirinho, um presente de Maria de Jesus (sogro do tio Marcos). Pedrinho tinha 4 meses e era natal.



Depois vieram outros livros e ele adora, tanto manusear os livros quanto escutar estórias infantis.

Procuro contar estórias para ele usando fantoches e personagens de feltro. A preferida dele é “Os três porquinhos” pois eu tenho os personagens em EVA e “Fortunata” (uma girafa que fez sua festa de aniversário convidando os seus amigos na floresta.


O livro “Fortunata, a girafa” é um livro que todas as páginas são como papelão de caixa, bem duro para não rasgar fácil. E a própria girafa quando você aperta, escuta o som de um apito. É muito legal!

Desta mesma coleção, ele tem a da zebra e do carro.

Quando Tio Marcos e tia Ana foram para a França trouxeram para ele um livro de pano, lindo! Um sapo que também tem onde apertar e tem som de apito. Pena que a estória esta escrita em francês. Embora, que pego o livro e conto para ele inventando a estória.



Pretendo formá-lo em leitor e já comecei este trabalho. A escola também ajuda, pois tem sempre contos na programação deles. Sempre que posso levo Pedrinho para a contação de estórias que acontece na Livraria Jaqueira aos sábados pela manhã.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

A independência cada vez maior

Dar independência às crianças é difícil -- o tipo de cuidado e atenção que devemos dar a elas é diferente quando elas são bebês e quando têm 3, 7 ou 12 anos, e nem sempre fica tão óbvio o quais tarefas devemos começar a deixar por conta deles.

Mas ninguém quer criar um adulto que traga roupa suja para lavar em nossa casa aos 40 anos de idade e que seja incapaz de se virar e preparar uma refeição simples. Também não queremos criar um adulto totalmente dependente, em termos emocionais, de nós.

Crianças devem crescer, florescer e se tornar independentes sob nossa proteção. Uma planta que fica sempre na sombra de outra acaba se contorcendo e virando para pegar luz, assim como fazem as crianças a quem os pais não dão o espaço e a liberdade suficientes.

Além disso, com tarefas como guardas as coisas, a criança começa a ter senso de organização e asseio, coisas que vão ajudá-la ao longo da vida.

Tranferindo responsabilidades aos poucos

Mais cedo ou mais tarde nós precisamos dar espaço e responsabilidade aos nossos filhos, deixando-os fazer as coisas sozinhos, mas o processo deve ocorrer gradativamente. Se acontecer rápido demais, ou antes da hora, crianças pequenas ficam assustadas com a independência e o efeito é o contrário: elas podem se tornar introvertidas ou se agarrar desesperadamente a você.

Ensine-o a ter opinião própria

- Deixe seu filho ver que você tem opinião: comente quando ouvir alguma bobagem na TV, deixe-o ouvir conversas de adultos.

- Estimule seu filho a falar. Ache uma hora do dia para sentar-se com ele e discutir seu dia. Peça a opinião dele e espere pela resposta. Uma dica: em vez de perguntar "Como foi a escola hoje?", pergunte "Qual foi a coisa mais legal da escola hoje?". A resposta da segunda pergunta é mais promissora que o simples "legal" que você vai ouvir se fizer a primeira.

- Responda quando ele perguntar por quê; explique usando termos simples.

- Se possível, façam as refeições juntos. Ouça sempre que a criança quiser participar da conversa. Nunca caçoe de suas opiniões. O melhor jeito de discordar é dizendo: "É uma opinião/idéia boa/interessante, mas...".

Preparando-o para sair sozinho

- Uma criança pequena, de 1 ano, pode passar um tempinho brincando sozinha no quarto, desde que todos os perigos sejam retirados.

- Aos 2 anos, a criança pode sentar-se à mesa ou no cadeirão e desenhar, enquanto você cozinha, ou brincar aos seus pés enquanto você conversa ao telefone. O segredo é interagir com ela a cada um ou dois minutos, e uma palavra, um sorriso ou um beijo lançado de longe é tudo de que ela precisa.

- Aos 3 anos de idade, seu filho deve caminhar pequenas distâncias com você -- até a banca de jornal ou à lojinha perto de casa, por exemplo. Andar faz bem à saúde e é essencial para aprender segurança nas ruas. Se a criança vir você olhar para os lados ao atravessar a rua, ela também fará o mesmo.

Tarefas domésticas que uma criança de 3 anos pode fazer

- Guardar os brinquedos: faça disso uma brincadeira -- por exemplo, coloque uma música para tocar e brinque de guardar tudo antes de ela acabar.

- Cuidar da roupa suja: aos 3 anos, a criança pode separar as próprias roupas das outras, e as cores claras das escuras. Também pode pôr sua roupa suja no cesto.

- Arrumar a mesa: crianças de 3 anos podem tirar o pó e passar um pano na mesa e no chão se você torcer o pano para elas.

- Assim que ela conseguir segurar objetos pequenos com os dedos e o dedão, no movimento de pinça (em torno dos 6 a 9 meses de idade), deixe a criança comer sozinha sanduichinhos, pedacinhos de banana, cenoura cozida, maçã ralada etc.

- Quando der comida a seu filho, também dê uma colher para ele segurar. Mas levar uma colher de comida do prato para a boca é um negócio complexo e melecado, e leva tempo para ele conseguir. Aos 3 anos já dá para comer sozinho com um garfo de pontas arredondadas, mas ainda é preciso cortar a comida para ele.

- Deixe o bebê segurar o copo ou a mamadeira mesmo que você ajude -- e, aos poucos, passe o controle todo para ele.

- Crianças que praticam ou brincam com coisas que estimulam o uso dos dedos logo aprendem a fazer essas tarefas. Dê a ela um giz de cera grosso e um pedaço de papel para desenhar. Procure brinquedos que estimulem o ato de encaixar, como quebra-cabeças simples.

Ajudando seu filho a se vestir

- Crianças pequenas têm dificuldade em lidar com zíperes, botões, cadarços e ganchos -- escolha roupas com elástico, velcro ou que entrem nela mesmo com zíperes e botões parcialmente fechados.

- Ponha as roupas (sobre a cama, por exemplo) da esquerda para a direita, na ordem em que serão vestidas. Isso não é essencial, mas treina a direção que os olhos devem seguir ao ler.

- Coloque as roupas (sobre a cama, por exemplo) de um jeito que a criança as segure do jeito certo -- calça com a frente para cima (assim ela pode sentar e vesti-la), blusas e vestidos com a frente para baixo.

- Escolha calcinhas ou cuecas com faixas contrastantes na cintura e nas pernas -- isso ajuda a criança a acertar os “buracos” na hora de se vestir. Também dê preferência a meias sem calcanhar marcado.

- Ensine seu filho a colocar primeiro os braços nas blusas e camisetas, antes da cabeça. Evite golas apertadas.

- Ajude a criança a calçar os sapatos, mas deixe que ele os prenda com o velcro sempre que possível. Crianças sentam com os joelhos voltados para fora e tendem a colocar o sapato com o fecho voltado para dentro, onde elas conseguem vê-lo. Por isso elas acabam trocando os sapatos. Fechos centrais evitam isso.

- Ensine "truques" ao seu filho: a etiqueta fica sempre para trás, quase sempre a estampa da camiseta é para a frente, a costura central da calça fica embaixo do umbigo, o desenho ou fecho do sapato fica quase sempre para o lado de fora.

Fonte: Baby Center

domingo, 25 de dezembro de 2011

Natal com Jesus, nosso mestre e amigo

Pensamos na data festiva do natal programando a festa, comprando presentes, decorando a casa, comprando roupas novas e na maioria das vezes esquecemos daqueles que não tem nem o que comer, o que vestir e nem um teto para ficar em baixo.

São pessoas que o natal não tem nenhum significado para eles, pois as lutas diárias pelo material é o que mais importa.

Temos que aproveitar a oportunidade concedida e ajudar o próximo, pois Jesus disse: - "Quando fizerdes a um dos pequeninos, és a mim que fazes."

Que Deus abençõe a estas pessoas dando a elas saúde, paz, equilíbrio e as fortaleça nas suas provações, não deixando faltar o pão material e o espiritual.

Não podemos esquecer que a festa de natal é a comemoração do nascimento de Jesus, o governador da Terra.


sábado, 24 de dezembro de 2011

Projeção em 3D no Quartel do Derby

Vão até o dia 25 de dezembro as projeções da campanha "Natal Solidário", ação natalina promovida pela Globo Nordeste este ano, que conta com um sistema de mapping, um mapeamento de relevos físicos para projetar neles diferentes imagens 3D. As projeções acontecem diariamente, das 18h30 às 20h30, e a tela em questão é a fachada do Quartel do Derby.

Através de curtas histórias natalinas, são feitas reconstruções virtuais do nascimento de Jesus Cristo, com representações de Maria, José, a manjedoura e os reis magos. Uma árvore de Natal virtual também integra o programa.

Fonte: Rede Globo

Fomos com Pedrinho neste domingo assistir esta projeção. Foi lindo! Ele assistiu e gostou.


Depois fomos para a Praça do Derby.









sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Mais uma vez com Papai Noel

Quando fomos fazer as compras de natal no Shopping Tacaruna, além de Pedrinho ir brincar no Game Station e no Jungle, ele ainda foi andar de trenzinho que estava fazendo parte da decoração de natal.

Ele também viu Papai Noel e fez um outro pedido, desta vez foi "Autorama"



Mensagem de natal


É por isso que o Natal é a festa da bondade vitoriosa.

Lembrando o Rei Divino que desceu da Glória à Manjedoura, reparte com teu irmão tua alegria e tua esperança, teu pão e tua veste.

Recorda que Ele, em sua divina magnificência, elegeu por primeiros amigos e benfeitores aqueles que do mundo nada possuíam para dar, além da pobreza ignorada e singela.

Não importa sejas, por enquanto, terno e generoso para com o próximo somente um dia...

Pouco a pouco, aprenderás que o espírito do Natal deve reinar conosco em todas as horas de nossa vida.

Então, serás o irmão abnegado e fiel de todos, porque, em cada manhã, ouvirás uma voz do Céu a sussurrar-te, sutil:
- Jesus nasceu! Jesus nasceu!...

E o Mestre do Amor terá realmente nascido em teu coração para viver contigo eternamente.

Xavier, Francisco Cândido. Antologia Mediúnica do Natal. Ditado pelo Espírito Irmão X. Capítulo 47. Rio de Janeiro, RJ: FEB.

Feliz natal a todos que passaram por aqui.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Natal na Praça

Fomos para a Praça do Rosarinho para ver novamente o natal.  Pedrinho achou tudo lindo e bem colorido, até brincou de pula-pula. Ele estava inspirado para tirar fotos, porém só queria tirar de braços cruzados. Risos.






quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Sling...você já viu ou ouviu falar?


Carregar o bebê pode ser algo cansativo quando estamos sem o carrinho; há lugares onde é praticamente impossível entrar de carrinho ou carregá-lo se não tivermos carro.

Ir á padaria, pegar ônibus e pequenos passeios, que durante a gravidez eram simples de serem feitos, agora são bem complicados e até exaustivos pelo fato de termos de carregar o bebê junto.

Sempre vi mamães carregando seus filhos enrolados num tipo de pano preso no seus próprios corpos. Até que descobri que se chama sling. 

Achei muito interessante, porém não usei com Pedriinho porque não achei onde comprar e o tempo foi passando, terminei sem. Mas se eu tivesse outro filho, eu o compraria sim.

Eis algumas imagens que achei na internet:




Maneiras de usar o sling

Sling: Bebê Confortável? 

Em diversas culturas como Indígenas, Africanas e Asiáticas isso já é uma prática muito comum, mas ainda não é rotineiro ver mamães carregando seus bebês por aqui.

Esta forma de trasportar a criança estabelece uma comunicação desde seus primeiros momentos de vida. Alguns pediatras ressaltam que a principal causa do estresse da criança vem do estresse dos próprios pais. Tente estar o mais calmo possível quando estiver em contato com a criança, pois um bebê calmo é um bebê menos incomodado, que chora menos, que tem menos cólicas, mama mais tranquilamente, tem um sono mais leve e longo. Desta maneira, quando estiver carregando o neném tudo o que você estiver sentindo ele sentirá também. É como se ele ainda estivesse ligado a você, antes pelo umbigo, agora pelo sling.

Algumas dicas de como começar a usar o sling:

-Se você está insegura, treine primeiro com um travesseiro, ou bicho de pelúcia! Controle o sling através da faixa, várias vezes; Que tal um saco de 5kg de arroz para treinar?

-Experimente o sling com ambos (você e o bebê) "zerados" (sem fome, sede ou sono) ! Se você estiver aflita, ele também estará, isso realmente é IMPORTANTE!

-Saia, dê uma volta, associe o sling ao movimento (as primeiras vezes). Caminhe dentro de casa mesmo... Mostre algo que ele goste!

-Comece aos poucos, 5 min., 10 min. e assim por diante, até você se sentir segura! Segurança é a alma do negócio.

Uma das perguntas mais frequentes é se não faz mal à coluna do bebê. Vários estudos mostram que bebês "slingados" apresentam a mesma % de problemas na coluna, quando comparados ao grupo de bebês carregados de forma tradicional, no colo ou no carrinho. Esta é a posição inicial para um bebê pequeno. A criança vai deitada ou reclinada lá dentro. Para alguns pais isso é intuitivo e na primeira tentativa tudo dá certo. Para outros pais, nem tanto! Ajeitar e lidar com o pano, que é uma novidade, pode não ser tão simples.

 Fonte: Multi baby



terça-feira, 20 de dezembro de 2011

As praças do Recife

As praças do Recife estão lindas com a decoração natalina. Levamos Pedrinho para ver o natal, pois agora que ele está entendendo mais as coisas e o que se passa, é muito legal ver os olhinhos dele brilhando quando vê o Papai Noel ou quando está diante de tanta luz e enfeites de natal.

Este fim de semana fomos para a Praça do Entrocamento.



Este trem estava lindo! Fazia parte da decoração da praça, mas não andava.

Pedrinho estava pronto para bater palmas. Ele está feliz!


Muito interessante este presépio.

Ele aproveitou para brincar.


Esta foto é um da galeria que fica no Derby.

Esta árvore de natal está em frente a uma loja no Parnamirim.





segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Pedrinho tomando banho de balde

Hoje em dia, Pedrinho só quer tomar de banho com o caneco dele, a garrafa de coca e o dinosauro. É uma folia!

Ele não quer tomar banho e diz que vai tomar na casa da vô dele (Iraci), mas eu não deixo esta responsabilidade para ela... é minha.

Eu dou banho nele e deixo ele brincar com o dinossauro. Risos. Ele enche a garrafa com a água do balde, através do caneco. Eu fico impressionada com a coordenação motora dele. 

Pois, uma criança de 3 anos conseguir encher direitinho uma garrafa de coca que tem a boca pequena, não é para qualquer um. Depois ele pega a garrafa e dá água para o dinossauro beber.

E aí, para sair do banho é outra história e longa. Risos.




domingo, 18 de dezembro de 2011

Você sabe dar banho no recém-nascido?


Não é uma tarefa fácil dar banho no bebê, principalmente para quem é mãe de primeira viagem como eu. Risos.

O 1º banho de Pedrinho eu já postei aqui junto com a foto. Mas, como eu ando muito saudosa dos tempos de quando Pedrinho era bebê e foi uma fase muita boa para nós (mamãe, papai e filhão) porque Pedrinho não deu trabalho. Então, resolvi postar algumas coisas para matar a saudade e mais depois, outras coisas antigas que ainda não postei.

Meu filho foi um bebê que não teve cólicas, não trocava a noite pelo dia, teve um desenvolvimento normal e tudo aconteceu dentro do esperado.

Nos primeiros dias, ele tomava pouco leite. Depois passou a se aimentar melhor e com a orientação da pediatra Dra. Ana Moura, uma excelente médica, deu tudo deu certo. Ele nasceu com 2 kilos e 400 gramas, ou seja, baixo peso gestacional, entretanto com um mês de vida, ele ganhou peso e até hoje tem uma ótima alimentação e um peso equilibrado.

Há a exceção de quando ele adoeçe e melhora, fica um período de fastio e depois voltar a comer bem.


Bom, quanto ao banho do recém-nascido, eis as dicas:

1º) Lava as mãos com sabão amarelo;

2º) Fervia água para esterializar a banheira e outra para "quebrar a friagem" do banho;

3º) Enquanto fervia a água, eu preparava o local que eu ia arrumá-lo. Então eu pegava o trocador e colocava-o na cama, depois o forrava com um fralda esterelizada;

5º) Ao lado dele, eu deixava a roupinha e a fralda que eu ia usar. Além do perfume, escova de cabelo, a pomada para assaduras e o álcool 70% para colocar no umbigo e limpá-lo com o algodão. Usei este álccol até o umbigo cair.

6º) Usava também o contonete para limpar o umbigo, depois que ele cai;

7º) O local do banho também preparava: eu colocaava a banheira já esterelizada no porta-banhiera, deixava próximo o sabonete líquido glicerenado, o xampu, o condionador e a toalha fralda;


8º) A água fervida eu adicionava à água fria que eu enchia aa banheira, no intuito de que o banho ficasse na temperatura ambiente (nem quente e nem fria); Tive o cuidado de não encher demais a banheira para evitar acidentes e jamais coloquei água fria ou quente com Pedrinho dentro da banheira;

9º) No início eu usei o termômetro próprio para o banho. Eu colocava este aparelho na banheira com a água fria e ia adicionando a água fervida, mexendo-a com a mão e assim, quando o termômetro tivesse em 36º eu parava. A banheira estava pronta

10º) Jamais deixei Pedrinho sozinho na banheira para fazer ou buscar qualquer coisa, pois ele poderia se afogar ou cair;

11º) Eu fechava as janelas e portas para evitar correntes de ar para não deixá-lo gripado;

12º) Eu não usava relogio, pulseiras ou qualquer objeto que pudesse arranhá-lo ou machucá-lo. Também, eu mantinha as unhas cortadas;

13º) Depois de tudo preparado, eu tirava a roupa dele e limpava toda a sua intimidade para que ao entrar na banheira ele não tivesse com nenhuma sujeira. Eu não poderia tirar a frlada dele e colocá-lo direto na banheira, já imaginou se ele tivesse feito um pouquinho de coco? Ia sujar a água do banho;

14º) Eu o enrolava numa fralda ou num pano de xixi, mas com a cabeça de fora; (Veja a figura ao lado direito para enrolar um bebê)

15º) Eu lavava a cabeça dele, ainda enrolado na fralda e só depois eu o desenrolava e o colocava na banheira; Sempre tendo o cuidado de jogar pouca água e aos poucos para não entrar água nos ouvidos, no nariz, nos olhos;

16º) Eu passava meu braço pelas costas dele e com a minha mão eu o segurava debaixo do braço dele. A cabeça de Pedrinho ficava deitava no meu braço e com a outra mão eu dava o banho;

                                         

17º) Depois eu o virava e segurava da mesma forma;

18º) No bebê, o sabonete deve ser líquido e glicerenado, para evitar contaminação. No rosto não usa nenhum sabonte, só água.

19º) Sempre tive o cuidado de não demorar muito no banho e deixava para lavar a sua intimidade sempre por último;

20º) A toalha fralda já estava bem próximo, eu tirva meu filho do banho e o enrolava na toalha e em seguida colocava-o em cima do trocador para arrumá-lo.

21º) Secava todo o corpinho dele, principalmente onde tinha as dobrinhas e de uma forma delicada por causa da pele do bebê que é sensível;

22º) Também não esquecia de usar a pomada de assadura nas dobras, no pescoço e na intimidade dele.


23º) Deixava meu filho lindo e cheiroso no berço sempre com os lençóis limpos e arrumados.

No site Guia do bebe  tem imagens e um vídeo sobre este tema. Vale a pena conferir.

 Este é o 1º banho que foi dado por Neide (minha amiga)


Este foi o banho dado no dia 22.08.08 (7º dia de vida de Pedrinho e este dado por mim). Aprendi a dar banho com minha amiga Neide e na primeira tentativa chorei muito e não consegui. Mas, nesta foto, foi eu mesma que dei o banho do início oa fim.

Olha papai me ajudando a dar banho em Pedrinho e participando deste momento único.



A vovó Iraci dando banho nele