quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Enquanto isso na sala de justiça nas ladeiras de Olinda

Resolvemos ir de pirata e as fantasias ficaram muito criativas. Ficou um visual bonito, legal!

No domingo de carnaval e no Alto da Sé, saí o bloco "Enquanto isso na sala de justiça" e tinha muitos super heróis. Teve até a apresentação do homem-aranha pendurado na caixa d'água da Compesa.

Foi super legal! Amamos. E como todo bom folião, Pedrinho brincou, pulou, jogou confete e usou a pistolinha d'água.

Encontramos os padrinhos de Pedrinho: Flávia (que estava de Minie), Cláudio e João Vitor (de Super Homem)

Nas ladeiras de Olinda estávamos acompanhando as Sambadeiras.




Pedrinho e João Vitor 

O folião com a sombrinha de frevo nas ladeiras de Olinda

Muito confete

 No final, Pedrinho cansado comia pipoca no Polo Infantil na Praça do Carmo

Carnaval no Colégio

Neste ano, Pedrinho brincou o carnaval com três fantasias: O Homem da meia-noite; Batman e Pirata.

A primeira, ele usou no Recife Antigo (Já postei aqui).

Na festa da escola, ele escolheu ir de Batman e Pirata, deixou para ir para Olinda.

No Colégio, Pedrinho fez uma apresentação com a turminha dele e depois foi só frevo. Risos.

É verdade! Meu filho é folião! Adora frevo e maracatu... puxou o pai. Risos.


Pedrinho e Maria Helena, digo Batman e Sininho


 Pedrinho e Guilherme



Pedrinho ama jogar confete, para ele é uma festa.


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Meu filho presta homenagem ao O HOMEM DA MEIA-NOITE

O bairro do Recife Antigo é uma das grandes pedidas do carnaval de Pernambuco, porque é um carnaval mais tranquilo, mais família e tem muita criança fantasiada durante a tarde.

É muita opção de folia: Maracatu, bloco de frevo, entre outros.

Pedrinho foi fantasiado de "Homem da meia-noite" que é um boneco gigante e é ele quem abre oficialmente o carnaval de Olinda.

Fundado no dia 02 de fevereiro de 1932 pelos senhores Benedito Bernardino da Silva, Sebastião Bernardino da Silva, Luciano Anacleto de Queiroz, Cosme José dos Santos, Manoel José dos Santos e Eliodoro Pereira da Silva. O Homem da Meia Noite é resultado de uma dissidência dos diretores da troça Cariri de Olinda. Porém, muitos mistérios e curiosidades envolvem sua história. Alguns admiradores, historiadores e parentes dos fundadores retratam duas versões sobre a origem desse símbolo cultural, dessa figura mística e encantadora.

A 1ª versão; conta a sabedoria popular, que Luciano Anacleto de Queiroz, era um apaixonado pela sétima arte. Em um belo dia de domingo foi ao cinema assitir a um filme “O ladrão da meia noite”. Era a história de um ladrão de classe, que saía de um relógio sempre a meia-noite, cada dia de um lugar diferente, causando pânico na cidade. Impressionado com o personagem do filme, Aanacleto resolveu homenageá-lo criando o Homem da Meia Noite.

A segunda versão, retrata a história de outro fundador, o marceneiro Benedito Bernardino, autor oficial do Hino do Homem da Meia Noite que junto com dois amigos de profissão da comunidade do Bonsucesso deu vida ao calunga mais famoso do Brasil. Conta-se que Benedito ficava madrugada adentro em frente a sua residência compondo músicas carnavalescas, na Estrada do Bomsucesso. Nos finais de semana especialmente do sábado para o domingo, Benedito começou observar que um homem forte, alto e elegante trajando sempre cores verdes e branca com chapéu preto, com um dente de ouro o cumprimentava com um aceno e um belo sorriso.

Desconfiado, pois aquele homem passava nos finais de semana, quase sempre a meia noite, fato incomum nos anos 30 na velha Marim dos Caetés.Intrigado, Benetido resolveu segui-lo e descobriu que o homem era um apreciador das belas mulheres, pulava escondido as janelas das donzelas da cidade para namorar. Voltando pra casa muito surpreso com sua descoberta, lhe veio a idéia de homenagear tal figura , o "Dom Juan" das madrugadas olindeses. Qual a verdadeira versão, não se sabe ,a verdade é que o gigante da meia noite arrasta milhões de foliões durante os seus desfiles; e sua saída apoteótica é tradição nos sábados de Zé Pereira.







Homem da Meia-Noite
Foi criado em 1932, o primeiro personagem do carnaval, e até hoje um dos mais conhecidos em todo Brasil. O Homem da Meia-Noite tem a função de abrir o carnaval olindense. Expressa um sorriso com um dente de ouro, e traja terno verde e cartola. Carrega no braço um relógio que sempre marca o horário da meia-noite, e desfila no sábado de carnaval à noite.

Mulher do dia
Para acompanhar o solitário Homem da Meia-Noite, criaram a Mulher do dia em 1967. Baseada na Monalisa, possui cabelos negros compridos, sorriso com dente dourado, e traja vestidos em cores amarelas e azul, em homenagem a Iemanjá e Oxum.

Menino da Tarde
O casamento entre o Homem da Meia Noite e a Mulher do dia, gerou um filho, o Menino da Tarde. Personagem criado em 1974, mesmo sendo criança, já é trajado como adulto.

Menina da Tarde
Em 1977, nasce mais um na família, e neste caso é uma menina, a Menina da Tarde. Uma boneca muito vaidosa que sempre sai no carnaval com uma roupa nova.



Hino do bloco: O Homem da Meia-noite
(Alceu Valença)

Deu meia noite
São doze em ponto
Deu meia noite na noite
São doze em ponto
E a lua cheia clareia os Quatro Cantos
E a lua cheia clareia os Quatro Cantos
Pra ver quem vem passar
Descendo a ladeira
Pra ver quem vem passar
Fervendo a chaleira
É o Homem da Meia Noite que vem
Vestindo fraque colete
Gigantes pernas de pau
Dançando na multidão
Com riso de manequim
Com riso de manequim
Mamãe querendo enganar

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Os Preparativos para o carnaval


Já estamos no clima do carnaval e Pedrinho me pergunta todos os dias quando começa o carnaval infantil.

Ele gosta de folia e bagunça. Risos. E vestir fantasia, é com ele mesmo.

Comprei primeiro a máscara do batman e depois a madrinha dele deu a fantasia do batman. Como tem muita folia por aqui em Recife e Olinda, vou ter que comprar outra fantasia para ter mais de uma opção.

A programação com Pedrinho e papai vai será diversa, pois tem o carnaval do colégio dele, tem o Bloco do Timbu coroado (do nosso time de futebol: Nautico), tem o do Nossa Senhora de Lourdes, tem Olinda e ainda pretendemos dar uma passada no carnaval do Recife Antigo.

Vai ser demais!

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Início do ano letivo 2012

O início das aulas foi tranquilo! Deixamos Pedrinho no mesmo colégio "Santa Catarina" e ele agora está matriculado no Infantil III (antigo jardim 1) no turno da tarde (13h ás 17:30h)

A professora dele mudou, agora é Luzy. E quase todos os coleguinhas dele ficaram no colégio e a única exceção foi Raphael que teve que sair de lá.

Mas estamos felizes, porque esta professora ja conhecia Pedrinho e sempre o elogia através da agenda escolar dele.