domingo, 29 de abril de 2012

Exposição 60 anos da telenovela brasileira


Na Galeria Janete Costa no Parque de Dona Lindu, estava acontecendo  a Exposição 60 anos da telenovela brasileira. Não podíamos perder esta oportunidade e fomos ver também.

Bom, sei que não é um programa infantil, mas Pedrinho viu além de fotos e figurinos dos personagens das novelas, as televisões antigas e chegou até colocar o fone de ouvido e ouvir músicas de aberturas de novelas.

Foi diferente! E ele até que gostou.






Oficinas de circo para crianças

Que dia legal! Fomos para o Parque Dona Lindu participar das oficinas de circo que teve na tenda do "CIRCO DANONINHO", um evento patrocinado pela Nestlé.

Crianças de 4 a 12 anos podiam participar das oficinas de equilíbrio na corda bamba, brincadeiras com o palhaço, equilibrar o prato na vara, pintura na mão e por último foi para o pula-pula.

Teve no final o espetáculo dos palhaços fazendo mágica. Pedrinho adorou este passeio tão diferente.








terça-feira, 24 de abril de 2012

O desenvolvimento do meu filhão

Pedrinho é uma criança feliz e muito sabida. Cada dia que passa o seu desenvolvimento físico, mental e psicológico é notável.

Continua se alimentando bem, comendo cuscuz ou inhame com ovinho; sucos, frutas como maça, banana e pera. Almoça quase todos dias, está sempre presente no seu prato feijão e carne, variando com o arroz ou macarrão. As vezes come frango ou carne de sol. Poucas vezes come peixe e fígado.


O lanche coletivo da escola ele lancha e repete, segundo a professora dele. Este lanche sempre é um prato principal, fruta e suco.

Não gosta de chocolate e nem chicletes. Alias, toma refrigerante e chupa pirulito só em festinhas porque eu não quero meu filho comendo guloseimas com freqüência, eu o quero com uma alimentação saudável.

A linguagem dele está bem diversificada embora que muitas palavras ele não consegue pronunciar direito, o que é típico para a idade dele. Porém tem um vocabulário extenso, aliás ele fala muito e principalmente em casa.
Ele é muito ativo, acorda em média entre 5 a 6h da manhã, come de manhã e brinca com brinquedos educativos (jogo de memória, quebra-cabeça, encaixes de formas geométricas) e com outros tipos: carrinhos, caminhões, aviões e trem. Adora passear no Parque da Jaqueira, Dona Lindu e Shopping, além do Recife Antigo. Pedalar é uma das atividades mais prazerosas para ele.

Ele almoça quase todos os dias e o mais engraçado é que ele diz que não come feijão e é só caldinho. Risos. Porém, eu machuco o feijão e ele acha uma delícia o seu almoço. Não come bolo, nem sopa e certos sucos, mas na escola come tudinho e às vezes repete. 


Antes dele dormir, ele toma um "gagau" bem forte, são 8 medidas de Leite Ninho 3+, 6 de Farinha láctea, 6 de Neston e 3 de Mucilom além de 3 biscoitos maizena, Entretanto, ele ainda acorda de madruga para tomar "gagau" na mamadeira. Este eu não bato no liquidificador, porém leva menos itens e eu deixo tudo quase pronto: a mamadeira já com a quantidade certa de água e em um vasilha o leite e o Mucilon também na quantidade correspondente à água. 


Ele participa de todas as atividades da escola e adora fazer tarefinhas. Todos os eventos que acontecem na escola, ele está dentro. Risos. Desenhar, colorir com giz de cera e pintar com tinta é o momento mais feliz dele, também ele curti muito trabalhos com colagem. Da professora só vendo elogios, que ele é inteligente, alegre, engraçado e esperto. E eu? Nossa, como mãe coruja que sou... fico boba.

Ele ama escutar estórias principalmente com fantoches e o curioso é que Pedrinho também conta estorinhas com os mesmos fantoches ou manuseando livros. Ele tem alguns livros de literatura infantil.

Tudo ele quer saber o que é e quer mexer, é muita curiosidade. Ele quer fazer tudo sozinho, veste a bermuda e quando menos espero ele está com a parte de trás para frente me perguntando se vestiu certo. Depois eu explico que a etiqueta da roupa fica nas costas.

Quando eu estou arrumando-o, ele mesmo se perfuma e passa perfuma até nos sapatos. escova os dentes sozinho e o banho é um sucesso. Risos. Leva brinquedos para dar banho.

Eu só sei que AMO MUITO MEU FILHÃO!!!!! Tem mãe mais coruja do que eu?


sexta-feira, 20 de abril de 2012

Crianças vibram com o prato que transborda energia

A presença de carboidratos se destaca na fase de crescimento acelerado

A partir dos dois anos de idade, a criança passa por diversas e constantes transformações. E a alimentação exerce grande influência nesse processo, tendo papel fundamental no desenvolvimento dos músculos, no crescimento dos ossos e na manutenção do peso.

As mudanças mais notáveis acontecem até a puberdade, que costuma chegar por volta dos 12 anos, nos meninos, e depois dos 10 nas meninas. Até atingir essa idade, as crianças de ambos os sexos ganham, em média, três quilos por ano. Já a estatura aumenta de seis a oito centímetros, anualmente. O ritmo de crescimento desacelera conforme a criança se aproxima da puberdade, fase em que o crescimento retoma a velocidade.

Carboidratos são responsáveis por tanta disposição A quantidade de energia necessária para a criançada crescer é determinada de acordo com a idade, sexo, peso, altura e nível de atividade física. Um menino de quatro anos, com 15 quilos e medindo 1,02 metros, por exemplo, precisa de 1.700 calorias diárias, aproximadamente.

Para obter toda essa energia, os carboidratos (encontrados nos pães, cereais, frutas e legumes) devem estar presentes na maior parte da alimentação, representando de 50 a 60% do cardápio e divididos entre todas as refeições do dia. Ainda tomando a dieta de 1.700 calorias diárias como exemplo, os carboidratos correspondem a 850 desse total, o equivalente a 212,5 gramas.

As proteínas são outras participantes de peso no prato das crianças. Encontradas nas carnes, leguminosas (feijão, lentilha, soja), leite e derivados, elas são as responsáveis pelo fornecimento de aminoácidos essenciais, colaboradores na formação e no desenvolvimento do organismo.

Crianças de um a três anos precisam ingerir, pelo menos, 13 gramas de proteína, por dia. Já aquelas que estão entre os quatro e oito anos de idade necessitam de 19 gramas diárias, enquanto a faixa etária de nove a 13 anos exige 34 gramas diariamente.

No time dos alimentos que devem ser evitados por causarem diversos malefícios à saúde estão os gordurosos, que podem levar ao aumento das taxas de colesterol e ao excesso de peso, por exemplo. No entanto, alguns tipos de gordura desempenham atividades importantes no organismo.

As vitaminas A, D, E e K, por exemplo, só são absorvidas quando a gordura está presente. Por isso, elas devem corresponder de 25 a 30% do valor calórico total da dieta. Boas opções para atingir essa meta são azeite, óleo e creme vegetal, carnes, leites e derivados.

Além dos macronutrientes, cálcio, ferro, zinco e vitamina A, representantes do time dos micronutrientes, também merecem destaque no cardápio das crianças. O ferro está envolvido em tarefas como transporte de oxigênio para todas as células, transporte de elétrons para a produção de energia e síntese de DNA.

É fácil encontrar o mineral nas carnes vermelhas e verduras verde-escuras. Os valores recomendados para as crianças variam de 7 a 10 miligramas por dia. Um bife médio de carne vermelha contém 2,31 mg.

Leite e derivados continuam tendo papel relevante Por ser um componente dos pigmentos visuais, o papel que a vitamina A desempenha sobre a nossa visão ocupa a primeira posição na lista de funções da vitamina. Sua absorção pode ser prejudicada em situações comumente vivenciadas na infância, como infecções intestinais e respiratórias, e sarampo. Assim, alimentos fortificados, frutas e vegetais de cor alaranjada são muito bem-vindos no prato dos pequenos, já que eles são boas fontes de pró-vitamina A. O consumo ideal varia de acordo com a idade da criança, mas fica entre 300 e 600 microgramas por dia. Meia xícara de cenoura picada apresenta 385 mcg.



Micronutrientes para o crescimento

Já o zinco é fundamental para o crescimento e desenvolvimento da criançada, além de participar do fortalecimento do sistema imunológico. Suas principais fontes alimentares são as carnes e a recomendação diária gira em torno de 3 a 8 miligramas. Um bife médio de carne vermelha oferece 5,8 mg.

O cálcio, nutriente envolvido na formação óssea, é bem representado pelo leite, que continua sendo fundamental no menu infantil. A ingestão adequada durante a fase de crescimento está associada à prevenção de fraturas ósseas em idades mais avançadas. A recomendação é que os pequenos tomem meio litro de leite, diariamente. A quantidade pode ser completada com derivados do leite, como iogurte e queijo.

Vale lembrar que o apetite das crianças é bem variável. Portanto, não é preciso forçar a ingestão, caso eles relutem. A insistência de alguns pais pode resultar em problemas com a balança ou aversão por determinados alimentos. Mas estabelecer uma rotina, determinando horários certos para as refeições, ajuda a criança a criar bons hábitos alimentares e evita que ela petisque salgadinhos e balas entre os pratos principais.

As guloseimas não precisam ser excluídas do cardápio, porém, controlar a ingestão é necessário. Em excesso, as delícias podem levar a não aceitação de alimentos importantes para o desenvolvimento, como legumes, frutas e verduras. Sem contar que elas estão relacionadas ao aumento de peso, ao desenvolvimento da resistência à insulina (pré-diabetes) e alterações sanguíneas de colesterol e diabetes.

Fonte: Minha vida

Vejam esta pirâmide para fazermos as melhores escolhas para nossos filhos

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Desobedecemos porquê?

Questionamo-nos com frequência o porquê das crianças desobedecerem, mesmo quando já dissemos para não fazerem, mesmo quando já estiveram de castigo e mesmo até quando já levaram uma palmada (também acontece perdermos a cabeça).

Bem, existem várias razões, pelo que vou falar de algumas: 

- Para chamar a atenção: é verdade, damos sempre mais atenção quando se portam mal (chamamo-las, ralhamos, falamos com elas) do que quando se comportam bem. Aí passam despercebidas, nem nos apercebemos e continuamos a fazer as nossas tarefas. Nessa altura elas pensam “Bem, estou aqui sentada a fazer o meu jogo tão bem e tu não me ligas nenhuma, mas se eu fizesse como o João e tivesse atirado o jogo para o chão, já estavas de volta de mim!”. 

- Porque não se sentem suficientemente aceite pelos outros: o ataque é a melhor defesa; “porque eu não consigo brincar com ninguém e se ninguém gosta de mim, eu também não gosto deles”

- Porque não se conseguem fazer compreender: às vezes até nós perdemos a cabeça quando não nos conseguimos fazer entender numa conversa, imagine as crianças, com um dicionário mais pequeno que o nosso; junte uma catadupa de sentimentos à mistura que não conseguem entender e tem a receita certa para uma explosão.


Vou buscar novamente a Educação Emocional e os seus procedimentos para lidar com as emoções (que depois se associam e reflectem em actos):

- Ter consciência da emoção da criança (saber reconhecer qual a emoção sentida: medo, tristeza, …)
- Mostrar respeito pelos seus sentimentos (embora a nós possam parecer problemas menores, para quem os sente, são enormes)
- Ajudar a criança a identificar e nomear os sentimentos
- Estabelecer limites: perceber e validar os sentimentos da criança, mas não o seu comportamento. Dizer quais os comportamentos aceitáveis e os não aceitáveis e quais as consequências de prossegui com os não aceitáveis
- Ajudar a encontrar soluções: incentive a criança a pensar por si própria e a resolver o problema (pergunte-lhe o que ela quer, ajude a escolher as melhores opções pensando em conjunto nas consequências, relembre as opções de sucesso e escolham as opções que vão fazer).

sábado, 14 de abril de 2012

Conhecendo a Ilha de Itamaracá

Pela primeira vez levamos Pedrinho para a Ilha de Itamaracá e aproveitando o passeio na praia, fomos conhecer o espaço "Projeto Peixe Boi"

As fotos e os vídeos dispensam qualquer comentário.










Este é o espaço "Projeto Peixe Boi Marinho"




sexta-feira, 13 de abril de 2012

Momentos com meu filhão

Eu e Pedrinho vamos muito para o Parque da Jaqueira e é um dos momentos mais felizes e gostosos que passamos juntos, porque conversamos e brincamos. É só nós dois e é um momento único.

Aproveito para explicar para ele o que Deus fez para nós, contemplando a natureza. Já para ele poder estar em contato com a presença divina.

E em muitas destes passeios, também cantamos e brincamos de areia. Tenho alguns vídeos e fotos no Parque  neste mês que resolvi publicar aqui.





É muita felicidade!

Nesta semana, estávamos na cama de casal eu, Mauro e Pedrinho (entre nós) assistindo TV. 

Pedrinho olhou para o pai e disse: - "Gosto muito de você". E depois olhou para mim e disse: -"Gosto muito de você também!"

Sorrimos e retribuindo o carinho com as mesmas palavras e beijos e Mauro disse: - Isto é que é sinceridade!

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Fim de semana é a Páscoa

Pedrinho não come chocolate. Alias, eu não gosto que ele coma nenhuma guloseima e como estou o educando numa dieta mais saudável, ele se acostumou e de fato, aprendeu a não gostar de chocolate.

Nossa páscoa, a sexta-feira da paixão vai ser o almoço na casa da vovó Iraci e veremos o que vamos fazer no fim de semana. 

Então, desejamos a todos uma Feliz Páscoa!