terça-feira, 30 de abril de 2013

Dia de arte


Hoje é dia de arte e Pedrinho virou um verdadeiro artista. Risos

Peguei um papel bem grande branco que ganhei e que estava guardado para momentos como este. 

Então, deixei Pedrinho desenhar e pintar com o pincel. E ele adora pintar com tinta e assim, foi maravilhoso!

Fiz uma exposição na parede do nosso apartamento.






quinta-feira, 25 de abril de 2013

Leitura deve fazer parte da rotina de estudo da criança


Escolha do livro conforme a faixa etária, idas às bibliotecas e contações de histórias ajudam no hábito de ler

Neste retorno às aulas, novas promessas surgem: filhos dizem que vão estudar mais e pais se comprometem com rigor na educação. Parte fundamental do aprendizado, a leitura merece atenção especial tanto de familiares como de educadores. Mas como inserir a literatura infantil na rotina escolar com dezenas de matérias e deveres de casa? Para a formação de novos leitores, a escolha do livro certo - de acordo com a faixa etária e a fase do desenvolvimento - pode tornar o processo mais fácil, diz a professora de literatura infanto-juvenil da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Edna Holanda.

Para ela, orientações pedagógicas, idas às bibliotecas, livrarias e participação de grupos de contação de histórias são ações bem-vindas neste primeiro "namoro" com a leitura, já a partir dos primeiros anos de vida, antes mesmo de a alfabetização formal na escola.

"A escolha do livro precisa ser feita com muito cuidado. A criança deve manuseá-lo, explorar as gravuras coloridas, as repetições feitas por uma voz familiar, num clima que contemple o lúdico e torne o momento das primeiras leituras algo inigualável. Tudo tem um começo, mas ler e escrever são as tarefas mais difíceis de serem cumpridas em tempo hábil pela criança", frisa a professora da Uece.O processo da leitura, observa, deve pertencer originalmente à família, a escola vem como consequência desses hábitos já adquiridos para organizar e efetivar essa aprendizagem.

Aprendizado

Fã de contos de fadas, a estudante Emilly Sales Araújo, seis anos, ainda não sabe interpretar textos, mas já consegue "ler" seu mundo nas páginas dos livros, tudo parte do seu imaginário cor-de-rosa. "Eu fico olhando para as letras, juntando elas e no final faço na minha cabeça toda a história", comenta a garota ansiosa para começar a ler formalmente.


Apesar de várias dicas de como estimular a leitura nas crianças, para o ator e contador de histórias, Raimundo Moreira, tudo pode começar de modo muito natural, sem local nem fase indicada. "Todo momento é educativo para uma criança. Até num banco de uma praça lendo um folheto os pais podem despertar essa vontade nos filhos. Entretanto, a melhor fase de estímulo é até os sete anos", ressalta. Moreira coordena o projeto da Caravana da Leitura e do Autor Cearense que acontece toda última sexta-feira de cada mês, até junho de 2011.

DESENVOLVIMENTO
Um livro certo para cada fase

Para pais e mães cheios de dúvidas de como fazer o estímulo certo, a diretora da Biblioteca Pública Menezes Pimentel, Enide Vidal, afirma que o processo tem que ser dirigido e de acordo com a fase de desenvolvimento de cada criança. Segundo ela, entre um e dois anos, o "leitor mirim" prende-se mais ao movimento, ao tom de voz. Por isso, as histórias devem ser curtas. "O ideal seria inventá-las na hora mesmo. Os livros de pano e plástico prendem a atenção. Devem ter, somente, uma gravura em cada página", detalha.

Já com dois e três anos, as histórias devem ter poucos personagens, aproximando-se, ao máximo das vivências do pequeno. "Gravuras grandes e com poucos detalhes. Música também exerce um grande fascínio", diz Enide Vidal. Dos três a seis anos, os livros mais adequados podem ter dobraduras simples, por exemplo.

A Biblioteca Menezes Pimentel tem no seu acervo infantil mais de três mil livros disponíveis para os pequenos iniciarem suas leituras. Entre as demais dicas dadas por educadores estão: explorar os acervos de públicos e de livrarias, dar liberdade de escolha, reconhecer os autores que agradam a criança e sugerir livros lidos por outras gerações. "Para a literatura virar um hábito há que se ter boa estrutura de biblioteca e obras mais baratas. Tudo começa como se fosse um namoro, depois vira um casamento para o resto da vida", frisa a diretora.





IVNA GIRÃO
REPÓRTER

Fonte: Diario do Nordeste

terça-feira, 23 de abril de 2013

Rotina para Pedrinho



De tanto assistir ao programa Super Nany no SBT, resolvi pegar uma das idéias dela e fazer uma rotina para Pedrinho de segunda a sexta para ocupar o tempo dele. Muitos benefícios virão.

Ficou assim:

De segunda a sexta:

7 h - Acordar, tirar o pijama,  tomar café e escovar os dentes
8 h - Atividades diversas
9 h - Lanche
10 h - Brincadeiras diversas
11 h - Banho / Se arrumar para a escola
11:30 h - Esperar a vó vir buscá-lo
12 h - Almoçar / Descanso
12:30 h - Ir para o Colégio
13 h - Colégio
17:30 h - Volta para a casa
18 h - Banho / Jantar / Descanso
19 h - Assistir TV
20 h - Dormir

Variações: 

7:30 h - Passear com o cachorro (Segunda) / Evangelização (Terça) / Hora do conto (Quinta) / Parque (Quarta e Sexta)* 
8:30 h - Inglês (Segunda e Quinta)
9 h - Judo (Terça e Quinta)
10 h - Informática (Terça e Quinta)

As atividades diversas compreendem:

Atividades de arte:
Desenho / Pintura / Recorte e colagem / Montagem / Reciclagem

Atividades de alfabetização:
Jogos primeiras palavras / Caça-palavra / Letrinhas / Caligrafia

Brincadeiras:
Faz de conto / Jogos de cartela / Brinquedos em geral

_______________

* Nos dias de Parque não tem atividades diversas

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Dicas para trabalhar com a rotina da criança





Rotina Diária

Ao estabelecer uma rotina diária com uma estrutura coerente, cujos tempos se repetem sistematicamente, o educador pretende atingir alguns objetivos importantes:

- proporcionar à criança a oportunidade de expor intenções e desejos, tomar decisões, socializar suas experiências com outras crianças e adultos;

- ajudar a criança a compreender o que é tempo, através da seqüência de tempos que se repetem sistematicamente;

- ajudar a criança a controlar o seu tempo, sem necessidade de que o adulto lhe diga o que deve fazer ao acabar uma atividade;

- dar à criança a oportunidade de ter experiência de muitos tipos de interação seja com outras crianças, seja com adultos;

- dar-lhe oportunidade de trabalhar sozinha, em dupla, em pequeno ou grande grupo;

- proporcionar à criança oportunidades para trabalhar em diversos ambientes, dentro da sala de aula, no recreio ao ar livre e, inclusive, na comunidade.


Estruturação da rotina diária

A seqüência dos momentos da rotina, assim como o tempo aconselhado para cada um (10 a 15 minutos, aproximadamente) pode ser alterado de acordo com as circunstâncias, dessa forma, cada educador(a) deverá fazer as alterações que considerar convenientes, adaptando os tempos da rotina diária, seja ao horário de funcionamento de sua escola infantil, seja ao grupo de crianças com o qual trabalha. Algumas observações são, porém, são importantes:

1. A rotina possui os mesmos componentes todos os dias;

2. A rotina ocorre sempre na mesma seqüência;

3. A rotina diária inclui oportunidades para atividades individuais, atividades de grande grupo e atividades de pequeno grupo;

4. A rotina diária possibilita interações criança/criança, criança/adulto;

5. A rotina diária permite à criança expor suas intenções, colocá-las em prática e realizar reflexões sobre as atividades desenvolvidas.

Os adultos devem ajudar as crianças a internalizarem a rotina diária. Para isso, devem manter sempre a mesma seqüência de tempos, referir-se ao nome de cada um dos tempos sempre que o mesmo tiver início (“agora vamos começar o tempo de lanche”), ao longo de cada momento (“estou vendo que hoje você resolveu fazer um castelo de areia no tempo de parque”) e na transição de uma fase para outra ( “o tempo de parque acabou, daqui a pouco vai começar o tempo de história” ).

Os adultos devem estar atentos aos momentos de transição, para evitar que as crianças fiquem sem saber o que fazer quando acabam uma atividade e ainda não começou a seguinte. Assim contribui-se para prevenir as situações de conflito.

As atividades planejadas pelos adultos para os diferentes tempos da rotina diária, devem ser tão diversificados quanto possível e estar de acordo com as necessidades e interesses das crianças. Dessa maneira, as crianças sentirão a escola como lugar onde podem experimentar o sucesso com entusiasmo.

Os tempos da rotina

1. MOMENTO DE ACOLHIDA

No transcurso desse tempo, e enquanto se espera que todas as crianças cheguem à sala de aula, uma pessoa adulta fica na porta para receber as crianças, pais e mães. Desse momento de receber os pais e as crianças, estas também podem participar. Aconselha-se um sistema rotativo, no qual cada dia fique uma criança junto ao adulto.

Enquanto isso, outro adulto inicia o processo de atividades com as crianças que vão chegando: falam, cantam canções, etc. (Roda de conversa).

Durante esse tempo, são apresentadas às crianças os momentos da rotina e podem ainda ser escolhidas as tarefas pelas quais serão responsáveis (ajudantes) nesse dia, por exemplo, distribuir lápis para os colegas, etc.

2. A HORA DA HISTÓRIA

A hora da história pode ser no parque, no pátio, na sala, sentados ou deitados no chão. Apenas um lugar para viajar, dar asas a emoção quando se escuta... Era uma vez...

As crianças que escutam histórias desde pequeninas aprendem a gostar de ler, se identificam com os personagens e viajam por lugares diferentes. As histórias ajudam também a criança a aceitar situações desagradáveis e a resolver conflitos internos.

3. HORA DO PARQUE (PSICOMOTRICIDADE)

A educação psicomotora é, sobretudo, a educação da criança através do seu corpo e do seu movimento. A inteligência da criança é construída pelo processo de interação da criança com o ambiente. A partir do conhecimento e do controle que a criança possui do seu corpo compreende a relação que existe entre ela mesma e o seu meio ambiente (posição das coisas no espaço, posição entre ela e os objetos, etc). Este momento da rotina pode ocorrer no parque, no pátio ou em qualquer local ao ar livre. A professora deverá planejar este momento com atividades físicas amplas ou específicas onde as crianças possam correr, subir, utilizar brinquedos do parque (balde e pás de areia, etc).

4. HORA DA HIGIENE PESSOAL (BANHO)

Durante o banho podem ser organizadas brincadeiras com garrafas plásticas, brinquedos, buchas coloridas, bolinhas de sabão. Ao som de músicas ou ouvindo histórias as crianças aprendem hábitos de higiene, conhecimentos sobre o corpo e desenvolve a autonomia com o prazer de um banho agradável e sem pressa.

5. HORA DA ALIMENTAÇÃO (LANCHE / ALMOÇO)

Durante as refeições, a criança tem oportunidade de relacionar-se com o outro, adquirir conhecimentos e desenvolver sua autonomia. É necessário que a criança desde cedo tenha a oportunidade de experimentar comer sozinha (com ajuda do adulto). A conversa com as crianças e, ao mesmo tempo, a conversa entre as próprias crianças, num clima de interação, possibilita momentos agradáveis e ricos em aprendizagem. A criança, ao comer, adquire hábitos alimentares, de higiene além de muitos conhecimentos sobre os alimentos: sua origem, textura, forma, cor, odor, sabor, etc.

6. HORA DO REPOUSO

Após a alimentação, as crianças podem dormir ou apenas descansar, ou podem brincar em seus berços ou colchonetes. É importante que o local de repouso da criança represente um referencial seguro e aconchegante e deve conter objetos pessoais (chupeta, “paninho”), brinquedos trazidos de casa ou escolhidos pela criança, na própria instituição.

7. HORA DA ATIVIDADE DIVERSIFICADA OU DE MÚLTIPLA ESCOLHA (TEMPO DE TRABALHO)

Neste momento a criança terá oportunidade de escolher onde gostaria de trabalhar (desenho, pintura, modelagem, brincar com blocos ou outros brinquedos/ jogos educativos, etc). A professora reúne-se com o grupo para conversar sobre o que cada criança quer fazer e como vai fazer. São as próprias crianças que decidem o que querem fazer, como vão passar o seu tempo no trabalho. Elas começam a perceber que são capazes de decidir e atuar sobre suas decisões. Neste momento de escolha, a professora pode ajudar a criança a reconhecer o que deseja fazer e planejar nas atividades:

- Se a criança tem controle de escolher uma atividade para trabalhar sozinha ou em pequeno grupo;

- Se tem vontade de escolher uma atividade mais calma, mais sossegada ou se a criança precisa escolher uma atividade que ajude a canalizar suas energias. A professora deve avisar as crianças, alguns minutos antes de acabar cada tempo, para que possam concluir seus planos e organizar o material. A professora pode dizer: “O tempo de trabalho está perto de acabar, depois é tempo de arrumar”. Durante a atividade diversificada, a professora terá mais tempo para trabalhar com pequenos grupos, dar atenção individualizada quando necessário e ainda fazer avaliação mais detalhada do desenvolvimento de cada criança.

8. HORA DA MÚSICA

A música contribui para a formação, desenvolvimento e equilíbrio da personalidade da criança. O acesso à música representa uma possibilidade de criar, de interpretar e ouvir. Mesmo as crianças bem pequenas se expressam através de movimentos, ritmos e sons. Os sons da natureza tais como dos pássaros, dos grilos e do vento, dão muito prazer às crianças. É importante que a professora ofereça um repertório variado para as crianças (cantigas populares, cantigas de roda, músicas clássicas, etc) e inclusive incentive a criação de letras pelas próprias crianças e favoreça o uso de instrumentos musicais.

A rotina diária, como acabamos de apresentar, é um instrumento com utilidade educativa em vários níveis. Não podemos deixar de apontar agora que uma rotina é, principalmente, uma estrutura organizacional pedagógica que permite que o educador(a) promova atividades educativas diferenciadas e sistemáticas de acordo com as experiências que se quer colocar em prática, além daquelas que surjam naturalmente, seja por sugestão de uma criança ou de um grupo.

Para cuidar e educar é preciso então, além de uma rotina estruturada e clara para as crianças, ter atitudes éticas e estar comprometido com o outro, interessando-se sobre o que a criança sente, pensa, o que conhece sobre si e sobre o mundo, ampliando esses conhecimentos e habilidades, favorecendo a criança a ser cada vez mais independente, autônoma e feliz.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Mudança climática




Recife é uma cidade quente e parece que estamos no verão, mesmo sendo outono. E assim o clima está muito variável, ora sol, ora chuva.

Resultado desta mudança climática: alergia respiratória ou renite alérgica.

Pedrinho terminou adoecendo e tivemos que passar à tarde na emergência. Ele teve que tomar nebulização. Ele tossiu muito na madrugada e já acordou chorando querendo ir para o médico.

Na emergência, ele ficou o tempo todo no meu colo quieto, com mãos juntas e encostou a cabeça no meu peito. Fiquei consolando, beijando carinhosamente, cuidando e amando.

Só que tem filho é que sabe o que sentimos quando é ele quem adoece.

Eu também adoeço com a mesma facilidade que ele, pois também sou muito alérgica. E Pedrinho não vive doente, mas como é criança e tem imunidade baixa é até comum pegar virose ou sofrer de renite alérgica.

Bom, Ele está melhorando aos poucos pois hoje o clima é de chuva e a alergia se manifesta mais.

Melhoras para meu filhão, que Deus lhe dê saúde e fique bom logo!

terça-feira, 16 de abril de 2013

A volta de Pedrinho ao Judo

Depois da cirurgia feita em fevereiro deste ano, Pedrinho voltou a fazer judo. Agora estou postando alguns videos da aula dele.

Pena que só tem ele que fez pela manhã!

Arte de recorte de papel a mão livre

Esta semana fizemos uma exposição de arte de recorte de papel colorset amarelo.

Pedrinho recortou o papel sem molde, a mão livre. Ele fez esta arte da cabeça dele, isto é, ele mesmo escolheu o objeto que ia produzir de cada recorte.

Ele usou tesoura sem ponta, claro. mas, vejam a habilidade e a criatividade dele.

 As obras de arte numa visão holística.




segunda-feira, 15 de abril de 2013

Desenvolvimento típico de uma criança com 4 anos

Achei este texto muito interessante e Pedrinho está de acordo com 99% do que falando neste texto, pois em algumas coisas ele supera. Por exemplo, escreve o nome dele todo e já conhece as consoantes.

Desenvolvimento físico

·                   Pesa entre 13 e 23 quilos
·                   Mede entre 93cm e 1m17cm
·                   Necessita de dormir entre 10 e 12 horas todas as noites

Desenvolvimento motor

·                   Veste e calça-se sem necessitar de muita ajuda
·                   Come sozinha, já sabe usar bem o garfo, faca e colher
·                   Penteia o cabelo e lava os dentes sozinha
·                   Consegue andar em linha reta de forma direita
·                   Corre e salta sobre e em torno de obstáculos com facilidade
·                   Sobe e desce sem grande dificuldade
·                   Salta bem sobre um pé apenas
·                   Apanha, atira e dribla bem uma bola
·                   Já anda bem de triciclo
·                   Consegue empilhar objetos sem dificuldade
·                   Cria formas e objetos com recurso a plasticina
·                   Segura bem num lápis e faz desenhos legíveis
·                   Já sabe usar uma tesoura infantil

Desenvolvimento cognitivo

·                   Fala fluentemente, com frases muito completas
·                   Adora inventar palavras, cantar canções e rimas
·                   Gosta de conversar, ter longas conversas
·                   Já conhece muitas letras do alfabeto e até algumas palavras mais familiares
·                   Pode já saber escrever o seu próprio nome
·                   Já sabe dizer o nome completo, onde mora e o número de telefone
·                   Faz muitas perguntas
·                   Responde facilmente às perguntas que lhe são feitas
·                   Percebe e recorde-se bem dos seus feitos/sucessos
·                   Já sabe distinguir entre ontem, hoje e amanhã
·                   Percebe bem a rotina diária e o que sucede a quê
·                   Consegue atender a um pedido com 2 ou 3 ações distintas
·                   Já percebe os conceitos relacionados com: quantidades, tamanhos, pesos, medidas, texturas,
                   cores, distâncias, tempo e posições
·                   A sua capacidade de atenção é maior, consegue concentrar-se na mesma atividade durante
                   10 a 15 minutos
·                   Consegue ordenar objetos do mais baixo para o mais alto, do mais pequeno para o maior
·                   Conta até 7 objetos em voz alta, embora nem sempre na ordem correta
·                   Já sabe entre 6 e 8 cores
·                   Reconhece cerca de 3 formas diferentes

Desenvolvimento emocional

·                   Ainda tem dificuldade em separar a realidade da fantasia
·                   É muito entusiasta, tem sempre muita pressa em tudo
·                   Tem uma imaginação muito vívida
·                   Pode mentir para se proteger mas ainda não percebe o que é uma mentira
·                   Capacidade de sentir ciúme
·                   É mais cooperante
·                   Gosta de se exibir a si própria e às suas coisas
·                   Tem mais confiança
·                   Começa a perceber o que é o perigo
·                   Pode ter medo de muitas coisas, inclusive do escuro e dos “monstros”
·                   Ainda tem birras, normalmente em relação a pequenas coisas
·                   Capacidade de sentir raiva e frustração, principalmente quando algo não está a correr como  
                    quer
·                   Passa a exprimir o seu descontentamento/raiva mais verbalmente do que fisicamente
·                   Por vezes ainda é agressiva e/ou violenta
·                   Já sabe fazer ameaças

Desenvolvimento social

·                   Está mais independente em relação aos adultos
·                   Gosta de obter a aprovação dos adultos
·                   Gosta de brincar com outras crianças, nomeadamente com aquelas que têm a mesma idade
·                   Já consegue brincar em grupo
·                   Embora goste de brincar com crianças de ambos os sexos, já tem uma maior preferência por
                    brincar com crianças do mesmo sexo que o seu
·                   Já sabe partilhar com as outras crianças e fá-lo na maioria das vezes
·                   Por vezes pode querer ser o líder
·                   Gosta de alterar as regras da brincadeira à medida que se brinca
·                   Pode chamar nomes às outras crianças, fazer queixa das mesmas aos adultos
·                   Pode ter um ou mais amigos imaginários
·                   Gosta de contar histórias e anedotas – muitas vezes sem nexo – aos adultos
·                   Está constantemente a perguntar porquê
·                   Gosta de chocar os outros – crianças e adultos – ao usar palavrões e outras palavras    
                    proibidas
·                   Quando brinca gosta de imitar os pais, normalmente o do mesmo sexo
·                   Adora brincar às personagens: professora, dona do café, dono da loja, bombeiro, polícia…


Fonte: Pequenada

Desenvolvimento de Pedrinho


Cada dia eu fica mais orgulhosa, feliz e impressionada com o desenvolvimento de Pedrinho no aspecto físico, psicológico, intelectual e agora espiritual.

Sempre procuro ensinar coisas novas para meu filho e atualmente tenho valorizado a educação religiosa e moral.

Compreendo que conhecer Jesus e seus ensinamentos, deve ser desde cedo e sendo assim, já estou ensinando a oração “Pai nosso” que ele procura já fazer sozinho. Bom, eu repito algumas falas e ele repete mas ele já está sabendo quase toda a prece.

Também procuro ensiná-lo que devemos seguir as leis de Deus, através do amor e do bem ao próximo. Procuro na oração rogar em favor da humanidade e assim, fazer que ele pratique a caridade pensando nos mais necessitados.

Certo dia, Pedrinho está com o avô dele passeando e ele se lembrou que havia um homem pobre que pedia esmola sempre no mesmo lugar e que era próximo de onde eles estavam.

Pedrinho perguntou ao avô se ele tinha uma moedinha para dar para aquele homem e assim, o avô fez. Entretanto, a caridade material filhão exerceu neste dia, ele não se esqueceu daquele homem. Em breve, estará praticando a caridade moral.

Nos outros aspectos, Pedrinho é muito esperto e inteligente, aprendendo com rapidez o que lhe é ensinado. Tem boa memória e presta atenção em tudo ao seu redor e até nas conversas paralelas. 

Fala de uma forma bem clara e bastante expressiva. É bastante  interessado e participativo nas atividades da escola, fazendo sua tarefa muito rápida

Ele mesmo veste a própria roupa, buscando elogios dos adultos. E assim, damos o maior incentivo dizendo que tudo que ele faz é lindo. 

A mais nova agora é que toma banho sozinho, ou seja, na presença de um adulto ele mesmo se ensaboa e esfrega a cabeça com o shampoo. A sua intimidade é lavada pelo adulto.

Adora ouvir estórias de livros infantis e inventa muitas outras. Fala muito e pergunta muito mesmo. Risos.

Teve vários amiguinhos na escola, no parque, no prédio e se relaciona muito bem.

Ah! Pratica  judô e já fez seu primeiro exame de faixa, passando para a faixa branca cinza. É saudável e andar de bicicleta. Estou com vontade de ensinar a pedalar sem rodinhas. 

Atualmente, aprendeu o número do telefone fixo da vó dele e agora está ligando direto.

Pedrinho é um presente de Deus, não me canso de dizer isto para ele. Pois ele é a luz que brilha em nosso lar, dando paz, alegria e serenidade.

Digo a ele todos os dias que eu o amo, para que ele sentindo-se amado não tenha dificuldade de retribuir o amor.