domingo, 23 de fevereiro de 2014

Carnaval no Recife Antigo


Hoje fomos ver o carnaval no Recife Antigo. Pedrinho escolheu a fantasia do Super Man Ele estava lindão! E o que ele mais gosta é jogar os confetes para o alto.

É carnaval!  É festa!

Vimos Maracatu e Blocos de carnaval com muito frevo.

Meu filho se sentiu o próprio Super Man e ele corria dentro de casa como se a capa estivesse voando. Aliás, ele estava achando que estava voando de verdade. Muito legal!

Ainda bem que as janelas tem grades e ele não voa. Risos.

Não ficamos muito tempo lá, porque já estava ficando tarde para filhão (ele dorme cedo) e também porque tomamos banho de piscina e Pedrinho não dorme de tarde.








Fantasia de Carnaval


A escolha da fantasia na cabeça de Pedrinho deve ter sido um dilema, porque ele queria a do Homem de Ferro e terminou com duas, isso mesmo, duas fantasias diferentes.

Fomos em várias lojas e tinha muitos palhaços, piratas e não era nenhuma opção do meu filho. Teve duas opções diferentes: Um macacão do McKeen do Filme de animação Carros, mas era uma fantasia quente porque era um macacão comprido e não tinha o tamanho dele, 

E outra que ele se agradou era a fantasia de aviador e esta era mais quente porque o tecido era grosso e também, era um macacão cumprido.

Meu filho queria fantasia de monstro, vampiros e até de polícia, tudo isto depois que viu a variedade de artigos carnavalescos nas lojas. Se eu encontrasse um chapéu de policial seria perfeito.

Na semana passada, ele me pediu a fantasia de vampiro e eu disse a ele que não queria ele de vampiro porque ele é do mau. E filhão disse: "- Não mamãe, é porque ele tem dentes grandes."

Ele chegou a ver em alguma loja, mas não comprei e nem vou comprar.

Pedrinho, também, não esquece de jeito algum os confetes. Tive que comprar alguns, além da serpentina.

Aliás, se eu pudesse comprava uma fantasia para cada dia que tivesse carnaval. É porque aqui em Recife e Olinda, o carnaval começa cedo e já teve desfile de vários blocos antes mesmo de começar o carnaval.

Porém, ele se lembrou de quando eu mostrei para ele a fantasia de Chaves do papai e a minha de Chiquinha. Meu filho ficou doidinho de felicidade e na hora disse: - "Quero a fantasia de Chaves."


Pedrinho assisti o seriado de Chaves que passa na TV e ele adora, sabe o nome de cada personagem, os bordões que falam e até como cada um chora. (Neste caso Chaves, Chiquinha e Kiko).

Porém, ele também queria uma de Super Herói. Então, comprei a do SuperMan e ele curtiu muito.

Pedrinho adora os superheróis e qualquer um deles seria ótimo para ele.

Bom, não vou postar as fantasias aqui porque é melhor ver Pedrinho na folia fantasiado.

 


quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

O primeiro corte de cabelo

A primeira vez que Pedrinho cortou o cabelo dele, eu recebi um certificado . Achei o máximo!


Depois que vimos uma foto tirada num condomínio em Maria Farinha e percebemos que o cabelo de Pedrinho estava enorme, decidimos cortar o cabelo dele bem baixinho para não ficar aparecendo os cachinhos.  



Alias, eu e o pai dele só gostamos do cabelo bem curtinho.



Pedrinho nunca deu trabalho para cortar o cabelo, mesmo na primeira vez com apenas 1 ano e 5 meses, ele não chorou.



Cortamos o cabelo dele sempre 1 vez no mês e hoje dia é que ele gosta bastante de ir ao salão China Kids (Só o levamos lá, por ser especializado em cortes infantis) porque tem vídeo-game e ganha no final pipoca e pirulito.






terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Dormir na casa da avó

Ontem, a noite, Pedrinho dormiu na casa da avó dele. Alias, depois que completou 5 anos e que esta se comportando bem, sempre pede para dormir na casa da vovó Iraci.


Ele e os avos estão numa sintonia!!!! Todos estão felizes e se gostam muito.



Ah! Fiquei com saudades! Que saudade! !!!!



Quando foi hoje de manhã, fui buscar Pedrinho mas terminei ficando por lá para que meu príncipe possa jogar toto, ping pong e tomar banho de piscina. 



Acreditem! Plena quarta-feira e Pedrinho, antes de ir para o Colégio, estava na piscina. 



Depois fui embora para o trabalho e filhão ficou na casa da vovó dele para que ela o levasse ao colégio.



Estas fotos foram tiradas lá em casa, num outro dia. Pedrinho estava dormindo na minha cama. Depois, papai sempre o leva para o quarto dele.






sábado, 15 de fevereiro de 2014

Fim de semana: Piscinaaaaaaaaaa

Recife é uma cidade muito quente e nada melhor do que se refrescar um pouco, curtindo uma piscina.


Comprei um colete novo para Pedrinho porque o anterior já estava ficando pequeno nele.




O dia de Game Station

Pedrinho foi no Game Station do Shopping Rio Mar. E ele adorou porque lá tem mais opções de brinquedos.

Ele curtiu muito o tobogan.



quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Pedrinho no colégio em 2014

Neste ano Pedrinho vai ser pré-alfabetizado e como ele é muito atento, esperto e inteligente, rapidinho ele aprende ler (É verdade! Sou mãe coruja assumida mas não é corujice).

Não vejo a hora de ver os cadernos dele escritos com a letra dele.

Um dia desses, papai perguntou para Pedrinho o que ele fez na sala de aula e ele respondeu:

- Escrevi tanto papai que estou cansado.

E papai perguntou o que ele tinha escrito e ele respondeu:

- Colégio Santa ... Colégio Santa ... Colégio Santa ... Colégio Santa ... Colégio Santa ... Colégio Santa ... Colégio Santa ...
Risos

Realmente, eu fui falar com a professora dele numa outra vez e ela tinha me dito que este ano é bem puxado.

Eu tento ensinar a ele ler mas fica difícil, porque ele tem mais interesse em jogar no tablet/notebook. A geração dele é com muita tecnologia.

Pedrinho tem alfabeto de madeira e um brinquedo educativo: Primeiras palavras. Ás vezes, usamos eles.


Os interesses vão mudando conforme a maturidade da criança. Hoje em dia, meu filho não curte quebra-cabeça como antes. É raro vê-lo com este brinquedo.

Jogo de memória é outro brinquedo que ele nem dá mais atenção.  

Mais ainda brinca com os seus carrinhos e brinquedos da Hot Wells, caminhões e tratores. 

Hoje, por exemplo, ele me pediu para comprar um aviazinho e quando chegou em casa foi logo brincar.


segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

FASE PRÉ-ESCOLAR (2 a 6 anos)

FASE PRÉ-ESCOLAR (2 a 6 anos)

Nesta fase chamada de “Pré-escolar”, temos como característica marcante o alargamento dos horizontes da criança.

Antes, tudo acontecia dentro do âmbito familiar, ou seja, dentro de casa e, agora a criança já sai de casa para ir à casa dos avós, dos amigos mais chegados da família, vai à praça ou ao parque tomar sol, contactar com outras crianças e adultos, vê e corre atrás do cachorro, do gato, tropeça na calçada, cai, rala os joelhos, e... como controlar tudo isso? 

Obviamente não há como se prevenir todos os acidentes possíveis, mas é bom estar sempre bem atento a tudo o que possa acontecer e procurar na medida do possível, evitá-los!

Outra característica nesta fase é a que a criança “come pouco” e “brinca muito” e, os pais se preocupam com isso, pois “parece” que a criança está magra aos olhos dos familiares.

Muito cuidado deve ser dado ao momento que pode acontecer nesta fase, quando por necessidade ou por desejo dos pais, o “pré-escolar vai para a escola”.

Que gostoso ver a criança agora correndo com desenvoltura pela casa, mas este espaço passa a ser pequeno para ela e, nesta fase de “pré-escolar” a característica marcante é a alargamento dos horizontes da criança.

Aquilo que acontecia dentro do âmbito familiar, ou seja, praticamente dentro de casa, agora passa a acontecer na casa dos avós, dos tios, dos amigos mais íntimos, e como a criança necessita do sol pela manhã, é bom levá-la a uma praça, ou parque próximo de casa para tomar o banho de sol e já fazer a sua higiene mental.

E como corre nesta etapa de sua vida.


É notório que nesta fase a criança gasta muita energia. Ela come menos e brinca muito, parece que a mesma está emagrecendo porque os depósitos de gordura diminuem e desaparece aquela “barriguinha” que a criança tinha até então. Além de haver um predomínio do crescimento em altura nesta fase. A criança cresce mais do que engorda, pois esta é a chamada fase do estirão do pré-escolar!

Esse movimento intenso do corpo da criança faz com que comece a se desenvolver todo o sistema muscular da mesma e, assim ganha um bom equilíbrio, bom controle motor para realizar suas peripécias, tão evidentes nesta fase.

É bom lembrar aos pais que eles devem estar sempre atentos para evitar acidentes previsíveis!
Você deve saber que ao final desta fase (ao redor dos 6 anos) caem os primeiros dentes de leite.
Nesta idade a criança realiza movimentos delicados como recortar com a tesoura, andar nas pontas dos pés, chutar a bola, pegar corretamente no lápis e rabiscar, alguns já dão laço nos tênis.

Neste período a criança já atingiu certa maturidade emocional, e então não reage intempestivamente através de “birras”, assim consegue controlar sua agressividade e, se torna prestativa realizando certas tarefas simples em casa, e os pais devem incentivá-la nestas tarefas. A criança se torna meiga, afetuosa. É a época em que os pais devem “contar histórias”, “cantar músicas” para ela.

Aproveitem esta fase de “calmaria” que logo desaparece após os 6 anos.

Desenvolvimento da criança de 5 anos

Fonte: IAPPC

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Novas tecnologias que crianças adoram

O tablet que Pedrinho tem foi o presente que o vovô Severino deu a ele no natal.

As crianças da atualidade gostam e tem muita facilidade em lidar com as novas tecnologias. E Pedrinho usa o seu tablet para jogar.

Porém, ele mesmo instala e desinstala os jogos no play store que veio na tablet CCE Motion.tab

Meu filhão amou o presente.

Um certo dia ... Pedrinho estava jogando e ao mesmo tempo andando e o seu braço bateu na mesa e escorreu de suas pequeninas mãos: O tablet.

Ele chorou muito e experimentou, simultaneamente, sentimentos de perda e medo da bronca.

No dia seguinte, papai contou para o vovô o acontecido e todos entenderam que não foi culpado do meu filhão.

Não valia a pena ir para o conserto e vovô resolveu comprar outro da mesma marca e modelo.

Foi uma lição! Pedrinho agora está com mais cuidado, pelo menos com o seu tablet.

Legal não é? Quem não queria ter um vovô desse?! Risos.

Meu filho agradeceu ao avô dele.

É meu lindão!

Este é meu filhão no seu quarto com o Homem Aranha e Capitão América.



Último fim de semana das férias - Domingo

Pedrinho foi pedalar no Marco Zero e papai resolveu atravessar de barco com ele para o Parque de esculturas, que fica do outro lado do Marco Zero. Veja abaixo o mapa e a visão geral deste lindo lugar!




Para filhão foi o máximo, a começar pela travessia de barco. Eu acredito que as fotos abaixo dizem muito e assim, as palavras são dispensáveis. Risos.











Pedrinho viu os pescadores pescar um peixe grande e 
ficou com pena do bichinho




 No final, Pedrinho tirou  com um artista de rua que estava todo revestido de barro.




segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Volta ás aulas


No dia 03.02 começa as aulas de Pedrinho, mas ainda está em clima de férias que nem pensa no colégio.

E assim, o que deixou ele empolgado e muito feliz foi o material escolar que comprei para ele.

Principalmente, o de uso individual ... são cadernos com capa de Homem de Ferro, Toy Store, Transformers e de Carro de corrida. O estojo de lápis dele é do Angry Birds.

Ele vi os livros e gostou. E eu ja coloquei o nome dele em todo o material: coletivo e individual.

Mas o que ele adorou foi a mochila da Hot Wheels. É linda! E foi um presente do vovô Severino.

Eu falei para o avô dele o tema da mochila que Pedrinho queria.



Eu fiquei tanto feliz em ir em algumas livrarias e papelarias para fazer as compras, é ... porque não tem como comprar todo material num só lugar.

                                                   

Isto aconteceu ou porque estava faltando itens em determinadas lojas ou porque não é vendido em papelarias/livrarias: foi o caso de prato de papelão cru, toalha de banho branca ou 1 metro de popeline branco.

Bom, o que mais me deixou feliz e até ansiosa, foi ter que comprar 2 cadernos de 96 fls, 1 caderno de desenho de 96 fls, 1 caderno quadriculado grande e 1 caderno de pauta verde grande.

Pelo visto, Pedrinho vai escrever muiiiiitoooooooooo!


Ele ja faz copia de tudo que esta escrito, ele até copia o que a professora escrever no quadro branco.

E filhão já sabe escrever palavras dissílabas, como: tatu, dado, bola, mala ...

Então só me restar esperar até o fim do ano para ver todos os cadernos dele escritos com a letra dele.

Coisas de mãe coruja assumida. Rs