Eu e o papai de Pedrinho visitamos algumas escolas para fazer ou pelo menos tentar fazer a melhor escolha. Alguns critérios como: localidade, infra-estrutura, limpeza, quantidade de crianças por turma, ensino, atividades extras, lanche coletivo e valor da mensalidade; foram decisivos para a tomada de decisão.
A ansiedade de colocá-lo na escola para ter um bom desenvolvimento era grande, porém decidimos só colocá-lo com 2 anos de idade porque percebemos que ele já falava tudo e dava para entender.
Optamos pela atual escola dele até por ter também uma educação religiosa (católica) e por ter até o ensino médico. E o que nos deu mais confiança é que a parte infantil fica totalmente isolada dos maiores.
Então, o matriculamos no 2º semestre de 2010 (considere que ele fez 2 anos em agosto), compramos o fardamento e o cadernão e pegamos a lista de material para aquisição.
Sabíamos que é um momento difícil, porque a criança deixar de estar perto das pessoas que ela ama e convive para ficar com outras que nunca viu, também passar a dividir a atenção com outras crianças.
Então, de um modo geral, para a criança é uma mudança que simboliza uma perda. Para nós é uma mudança que significa independência, autonomia, convivência social, desenvolvimento intelectual, psíquico e moral.
No primeiro dia de aula, fomos e ficamos na escola para ver a adaptação dele. Para mim, que sou mãe foi terrível. Pois ele chorava, mesmo ficando no colo da professora ou da sua auxiliar. E eu e o papai só podíamos vê-lo de longe e as escondidas, porque se ele nos visse, botava tudo a perder.
E assim durante a primeira semana tivemos que ir todos os dias e a sua professora aconselhou que o papai dele o pegasse 1 hora mais cedo. Já na segunda semana ele já não chorava mais, demonstrando a aceitação da escola.
E durante todo o semestre participou das atividades com interesse e entusiasmo aceitando, também, o lanche coletivo oferecido. Com exceção nos dias que tem bolo de chocolate, por ele não comer e não gostar de doces.
As aulas começaram no dia 02/08/10 e Pedrinho esta matriculado no Maternal I, no turno da tarde. É um dia difícil para Pedrinho e para os pais dele. Mamãe e papai o levou e ficaram lá, meio escondidos para Pedrinho não os vê, até ele se acostumar com a Tia Sol (Solange). Estamos muito felizes por levar nossa filho para a escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário