terça-feira, 31 de julho de 2012

Último passeio no fim das férias


O último passeio antes de acabar as férias foi ida ao cinema.

Fomos assistir o desenho animado "Valente". Pedrinho assistiu todo e gostou muito, sempre empolgado com o refrigerante.

Eu não gosto que ele beba refri, mas tem certo lugares ou situações que são inevitáveis.

Sinopse

A história acompanha Merida (Kelly Macdonald), a princesa de um reino governado pelo rei Fergus (Billy Connolly) e a rainha Elinor (Emma Thompson). Determinada em seguir o seu próprio caminho na vida, Merida desafia um antigo costume sagrado que coloca em perigosa o reino e a vida de sua família. Então ela parte em busca de uma velha sábia para tentar consertar seu erro.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Pais, tomem cuidado com o que vocês falam para seus filhos!

Muitas vezes, quando os pais vão dar uma bronca nos filhos, não prestam atenção nas palavras. Assim acabam usando expressões contundentes e como conseqüência criam traumas nas crianças.
Baseado em entrevistas com pais e especialistas, o professor e psicólogo americano Charles Schaefer, da Dickinson University, elaborou uma lista de frases que não devem jamais ser ditas às crianças.
1.”Você é um mau menino”. 
2.”Sacrifico minha vida pessoal para cuidar do meu filho, espero que ele reconheça isto”. 
3.”Eu prefiriria que você não tivesse nascido”. 
4.”Você nunca vai ser nada na vida”.
5.”Seu pai(sua mãe) e eu estamos nos separando por sua causa”. 
6.”Quando eu era da sua idade, voltava da escola e pé e ainda ajudava minha mãe a cuidar da casa.” 
7.”Por quê você não é como seu irmão?”. 
8.”Você está agindo como um bebê. Devia sentir vergonha disso”. 
9.”Se fizer isso de novo, vou chamar a polícia e mandar lhe prender”. 
10.”Faço tudo por você e não recebo nada em troca”. 
11.”Eu não acredito que esteja com medo desse cachorrinho tão manso”
 Palavras ferem muito mais do que a própria agressão em si, um machucado sara com remédio, mas palavras ecoam em nossa mente para sempre . Então pense antes de falar, uma palavra muda o curso da vida!

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Outra colônia de férias?


Quando terminou a colônia de férias que aconteceu no prédio que a vovó de Pedrinho mora, pensamos o que fazer com ele na última semana de férias.

Bom, lembramos do Colégio Talento que no ano passado ele participou da colônia deles. E como já conhecíamos a todos e tudo que era oferecido, não tivemos dúvidas.

Logo, Pedrinho iniciou hoje uma nova colônia de férias e que será uma semana apenas de muita diversão e brincadeiras.

Hoje, pela manhã, a primeira atividade da colônia foi o pula-pula e Pedrinho foi logo para este brinquedo. Ele adora!

domingo, 22 de julho de 2012

Primeira vez no Aeroclube

Papai pensou num passeio diferente para fazer com Pedrinho. E como filhão gosta muito de aviões, então o Aeroclube de Pernambuco seria muito legal!







sexta-feira, 20 de julho de 2012

A Colônia de férias vai deixar saudades!


Hoje é o último dia da Colônia de férias que Pedrinho está participando. Vai ter uma "festinha" de despedida e já estou vendo: - Pedrinho tomando refrigerante.

Aliás, eu não gosto que ele beba ou coma besteiras... mas hoje é festa! Vou ter que deixar. Risos

Ele adorou esta colônia e foi muito bom para ele, pois só assim Pedrinho pode gastar a energia que tem.

Valeu!!!

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Leitura vem do berço

Especialistas defendem que pais leiam para filhos a partir dos 6 meses, porque melhora a cognição e o desempenho escolar


Ler ou não ler para o bebê, eis uma questão que David Dickinson, doutor em educação pela Universidade de Harvard, e Perri Klass, pediatra, escritora e professora de pediatria e jornalismo da Universidade de Nova York, garantem saber responder. Sim, deve-se ler e muito, a partir dos 6 meses de vida, mas sem deixar os olhinhos do neném arregalados com a maluquice de Hamlet ou as desgraças de Rei Lear.

A recomendação dos super-especialistas é incluir, em meio à troca de fraldas, a mamadeiras, passeios e choros, o folhear diário das páginas de um livro apropriado para aquela faixa etária, cheio de cores e figuras (hoje não faltam opções nas prateleiras). Para eles, esta é a melhor forma de desenvolver a inteligência da criança e a sua linguagem oral e escrita, preparando-a para a alfabetização e aprimorando sua capacidade de aprender.

Que fique claro: a ideia não é transformar o bebê num minigênio. Os especialistas, que apresentaram pesquisas científicas na Bienal de São Paulo na semana passada provando como a leitura interfere no desenvolvimento cognitivo da criança, querem prazer e interação ao som da narrativa dos pais.

Os benefícios desse ritual são insubstituíveis. Não adianta só conversar com a criança ou passear descrevendo as paisagens nem inventar aventuras. Tem que ler, mostrar formas e cores e fazer perguntas ao bebê o tempo todo, estimulando sua participação.

Dickinson e Perri vieram para cá a convite da ONG Instituto Alfa e Beto (IAB), em São Paulo, e abraçaram a iniciativa da criação de uma biblioteca para bebês e o lançamento de uma cartilha com dicas das técnicas de leitura mais adequadas para cada fase. O objetivo é tornar os livros mais acessíveis também às classes sociais mais baixas, porque Oliveira acredita que o ciclo vicioso da pobreza também passa pelo ciclo vicioso da transmissão da linguagem.

 O IAB também criou um catálogo com 600 títulos (sim, 600!, uma média de dois por semana, dos 6 meses aos 6 anos, cerca de 100 por cada faixa etária) para serem lidos antes do ingresso ao ensino fundamental. O objetivo não é listar os melhores livros, mas, sim, dar uma ideia para os pais dos tipos de publicação adequados para a idade de seus filhos.

- O texto escrito possui uma variedade de vocabulário e uma complexidade sintática que não é encontrada na linguagem oral, nem mesmo na fala informal de adultos com curso superior - explica o fundador do IAB, João Batista Oliveira, psicólogo com PhD em Educação. - Todos os estudos mostram que expor a criança desde cedo aos livros contribui para o desenvolvimento da linguagem e, consequentemente, para o seu sucesso escolar. A formação do hábito de leitura também é importante para que a criança se torne um ávido leitor, outro fator fortemente associado ao sucesso escolar.

Mas, para tranquilizar quem perdeu o primeiro bonde, Oliveira garante que nunca é tarde para começar. Só ressalta que, quanto antes o hábito fizer parte do dia a dia da criança, melhor:

- Além de desenvolver diversas competências ligadas à alfabetização e à linguagem, a leitura também fortalece o vínculo das crianças com os pais: eles gostam de ler com os pais porque gostam dos pais. Mas a leitura deve ser participativa. Um dos aspectos mais importantes é envolver a criança, desde cedo, no processo de escolha de livros. Pergunte sempre qual a criança prefere, deixe que ela manifeste seus interesses ou crie novos. A escolha leva ao compromisso - garante o fundador do IAB.

Pelas pesquisas americanas apresentadas, das 12.500 crianças que fizeram teste de vocabulário aos 5 anos, as de famílias mais pobres tinham quase um ano de atraso; as que já tinham hábito da leitura em família aos 3 anos aumentaram o vocabulário em pelo menos 2 meses; e visitas mensais à biblioteca aumentaram o vocabulário de todas elas em 2,5 meses. Essa riqueza no repertório vai se refletir no desempenho escolar e no comportamento social. "Crianças que se atrasam nas séries iniciais correm o risco de permanecerem atrasadas ao longo do processo escolar", definiu Perri em sua apresentação. Além disso, para a pediatra, "ler para os filhos desde cedo ajuda a criança a ver os livros como fonte de prazer e de informação".

O neurofisiologista Mario Fiorani, do laboratório de Fisiologia da Cognição do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ, com pós-doutorado no National Institutes of Mental Health do National Institutes of Health, nos EUA, não é, de forma alguma, contra o incentivo à leitura. Mas acredita que não é só a educação formal que molda as pessoas.

- Só as habilidades linguísticas não bastam, mas a leitura pode ampliar horizontes de forma inimaginável. Isso depende, porém, de senso crítico, que pode ser inato (natural do indivíduo) ou aprendido informalmente no convívio familiar. Caso contrário, a leitura pode produzir um leitor 'compulsivo', sem grandes ganhos.

Sobre o desenvolvimento da cognição, Fiorani diz que a leitura amplia o horizonte no campo da linguagem:
- Mas os aspectos cognitivos dependem de muitos outros fatores, tanto inatos quanto adquiridos. A leitura é um bom estímulo cognitivo para melhorar o conhecimento do mundo que nos cerca. Estimula a imaginação e o leitor pode parar para pensar no que está lendo quando quiser, o que permite uma melhor elaboração do conteúdo. Mas as pessoas podem desenvolver o hábito de leitura e aprimorá-lo em qualquer idade. O estímulo precoce só vai tornar tudo mais fácil. A leitura não é um fim mas, sim, um meio. O conhecimento é uma meta.

Fonte: O Globo

terça-feira, 17 de julho de 2012

Brincar no Parque

O Parque da Jaqueira é um dos lugares preferidos para mim. Pois, além de ser perto de casa é bem agradável e eu sinto a presença de Deus na natureza. É um momento de paz e equilíbrio.

Pedrinho curte muito pois tem areia para ele brincar e neste dia, ele fez uma pista para o tanque de brinquedo andar. É claro que a pista foi feita com ajuda do trator e do caminhão dele.

Tem brinquedos como escorrego, balanço, gangorra, labirinto, entre outros.

Curtimos muito!!!!



Este parquinho é para crianças pequeninas e fica na frente da Capela do Parque.

 Esta foi a carinha dele quando eu disse que íamos embora. Risos

sábado, 14 de julho de 2012

Muita diversão na colônia!!!!!


Na colônia de férias o que não falta é a brincadeiras, diversão e alegria. Ah! Além de novos amiguinhos.

Durante as tarde do mês de julho, a instrutora Tia Sandra conta estórinhas, faz brincadeiras e jogos, e também atividades pedagógicas.

Consegui registrar alguns destes momentos:






terça-feira, 10 de julho de 2012

Colônia de férias



Férias é o tempo de brincar e se divertir sem nenhuma rotina. É passear e fazer novos amigos, além de gastar energia da criança, principalmente o da primeira infância (De 0 a 6 anos).

É o momento de extravasar e se sentir livre.



Logo, decidimos colocar Pedrinho na Colônia de férias "Lazer mania recreação" que funciona no prédio da Vovó Iraci de segunda a sexta, das 14 às 18h.

Ele está curtindo muito e as atividades ocorrem ora no salão de festa, ora no campinho. Também, vai ter recreação na piscina e cama elástica.

São muitos jogos e brincadeiras e alguma oficinas com argila, tinta e culinária. Vai ter um dia que será caça ao tesouro.

Na internet encontrei um texto bem interessante que aborda o tema "Importância da recreação infantil" e assim, retirei alguns trechos interessantes.

"A brincadeira e o jogo são para a criança um fim em si mesmo, devem ser para nós um meio de educar, de onde seu nome jogo educativo que toma cada vez mais lugar na linguagem da pedagogia maternal".


Toda criança tem o direito de brincar, pois brincar é fundamental para o seu próprio desenvolvimento físico, psíquico e social. 


Fonte: Prof. Eduardo

Aqui Pedrinho está jogando bola com um dos instrutores

domingo, 8 de julho de 2012

Colônia de Férias no Game Station


No Game Station até as 13h tem colônia de férias, de segunda a sexta. Você paga e ainda tem um lanche, podendo brincar em todos os brinquedos que não tem ticket e ganha bônus para as máquinas que ganham o ticket.

Fomos para o Shopping Tacaruna e brincamos muuuuuiiiitooooooooooooooooo.

Fomos umas 4 vezes no Bumper car, outras vezes no boliche, carrinhos de corrida e até na Ferrari.

Também brincamos no jogo de mesa muitas vezes. E depois ele foi no espaço reservado para crianças pequenas no qual fica o pula-pula, a piscina de bola, o brinquedão.

Teve também aqueles carrinhos com movimento e som: Bombeiro, fazendinha, entre outros.





Jogo de mesa




Agora são os vídeos:



sexta-feira, 6 de julho de 2012

Cinema nas férias??? SIM.


Pedrinho passou dias me pedindo para ir ao cinema e como Piratas Pirados ele já havia assistido, restou Madagascar 3.

Sinopse: Em "Magadascar3: Os procurados" os animais do zoológico de Nova York Melman, Alex, Marty e Gloria viajam para a Europa.

Fonte: Uol

Eu amei o filme. É lindo e é bem colorido, principalmente no final.

Comprei pipoca e coca (segundo Pedrinho "Galana"). Ele não quis sentar no meu colo, preferindo ficar numa espécie de elevação, como um puf.

Foi muito divertido e engraçado e filhão estava animadíssimo. Ele falou para a avó dele e para Tio Márcio  que ia para o cinema.

Na primeira cena aparece um helicóptero e ele falou: - "Mamãe, um helicopitu"

Aliás ele falou várias coisas durante o filme e bem alto. Risos. Coisas como: - "Mamãe, depois do cinema vamos ver os brinquedos mas é só para olhar não vamos comprar porque vou ganhar presentes na minha festa" ou então: - "Olhe o trem mamãe" ou -"Cade a pipoca", "Ainda tem gualana?".

Depois ele silenciou fixar o olhar na grande telona e quando dei conta. Risos.

Pedrinho estava dormindo. KKKKKK Na hora tirei meu filho do puf e o coloquei no meu colo, enchendo-o de beijos. Ao final do filme fomos para casa. Que dia mais legal!


terça-feira, 3 de julho de 2012

Fazendinha do Plaza


Até o dia 29/07, o piso E4 do Edf. Garagem se transforma numa mini fazenda, com vaquinhas, pôneis, porquinhos, cabras, coelhos, além de parquinho de diversão, passeio de charrete, pescaria, trem do forró e deliciosas comidas do interior.

A entrada da fazendinha custa R$ 4,00 e para utilizar os brinquedos será cobrado entre R$ 2,00 e R$ 8,00, dependendo do brinquedo escolhido.

Confira aqui os horários de funcionamento.
De Segunda a Sexta : das 15h às 21:30h.
Sábado: Das 12h às 21:30h.
Domingo: Das 12h às 19:30h.


Mal começou as férias e levamos Pedrinho para a Fazendinha do Shopping Plaza, este passeio aconteceu no dia 01/07 (sábado).

Pedrinho se divertiu muito, andou de moto elétrica, pescou um peixinho, andou de trenzinho e de pônei,  brincou no espaço que tinha uns brinquedos chamado "Granjoteca" e neste, ele ganhou uma pinturinha do Batman na mão. Ele curtiu muito!

Depois de pescar um lindo peixinho, fomos até o rio e o soltamos lá. Pedrinho entendeu que devolvemos o peixinho para o seu habitat. Tivemos que dizer que este estava voltando para a mamãe dele e meu filhão acreditou que estava fazendo uma boa ação. Foi um momento muito legal, pois ele ficou muito satisfeito.





 Filhão andando de pônei


 Papai e Pedrinho na pescaria


Olha o peixinho que Pedrinho pescou na pescaria 

Vimos os animais da fazendinha:




Os vídeos dos brinquedos que Pedrinho mais gostou de brincar: