quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Graduação de faixa de judo no Brasil

Graduações

Os judocas são classificados em duas graduações: kyu e dan.
As promoções tanto para as graduações de kyu(Nível) como para as de dan(Grau) baseiam-se em exames que levam em conta os seguites critérios: tempo de treino, idade, caráter moral, execução correta das técnicas e comportamento na academia e em competições.

O sucesso em torneios, campeonatos, por si só não constitui motivo de promoção, é preciso comprovar idoneidade moral e conhecimentos do judô. Os judocas detentores do 6º dan em diante são demonimados de Kodanchas.


Graduações Kyu

Veja abaixo a graduação do Judô utilizada no Brasil:


          
 0  KYU Mukyu  Faixa Branca
 KYU Shitikyu  Faixa Cinza
 KYU Rokyu  Faixa Azul
 KYU Gokyu  Faixa Amarela
 KYU Yonkyu  Faixa Laranja
 KYU Sankyu  Faixa Verde
 KYU Nikyu  Faixa Roxa
 KYU Ikyu  Faixa Marrom
                                                      
 Graduações Dan
Após a faixa marrom, o praticante se torna um graduado, um yodansha, ganhando a faixa preta e o primeiro grau, se tornando um Shodan (portador do primeiro grau). A graduação em dans se dá da seguinte maneira:
 DAN Shodan Faixa Preta
 DAN Nidan Faixa Preta
 DAN Sandan Faixa Preta
 DAN Yodan Faixa Preta
 DAN Godan Faixa Preta
 DAN Rokudan Faixa Vermelha e Branca
 DAN Nanadan Faixa Vermelha e Branca
 DAN Hachidan Faixa Vermelha e Branca
 DAN Kyudan Faixa Vermelha
10º DAN Judan Faixa Vermelha

Da faixa
A faixa significa o desenvolvimento do aluno, reconhecido pelo professor, o único com condições de julgar. Não se corre atrás da faixa, ela vem na hora certa. Ter uma faixa sem mérito é o mesmo que uma caixa de presente bonita por fora mas vazia por dentro. “Você tem que ser faixa preta antes de receber a faixa preta”. Sobre a faixa preta, ela significa apenas a transição do que em uma sociedade esotérica se chamaria de “iniciante” e “iniciado”. É quando o aprendiz começa a ter condições de evoluir sozinho, de procurar o seu Caminho, “quando a criança começa a andar com seus próprios passos, sem segurar na mão do pai”, mas sempre com a supervisão de alguém mais graduado, pois assim como a criança, ele ainda vai cair muitas vezes e o professor será aquele que o ajudará a se levantar. É a partir da faixa preta que se começa a aprender o Judô.
Portanto, cultive a humildade, pois sem ela você não é nada, fuja da arrogância, da vaidade e do egoísmo, elas denigrem a pessoa por mais forte ou por mais conhecimento técnico que ela possua.

Procure no seu professor um pai, no seu Dojô sua casa e nos seus colegas uma família. Ajude a termos um Judô forte, dentro dos seus valores originais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário