• Embora ainda não seja capaz de apertar os atacadores, veste-se sozinha razoavelmente bem;
• É capaz de comer sozinha com uma colher ou um garfo;
• Faz puzzles simples;
• Copia figuras geométricas simples;
• É cada vez mais independente ao nível da sua higiene; é já capaz de controlar os esfíncteres (sobretudo durante o dia);
Desenvolvimento Intelectual
• Compreende a maior parte do que ouve e o seu discurso é compreensível para os adultos;
• Utiliza bastante a imaginação: início dos jogos de faz-de-conta e dos jogos de papéis;
• Compreende o conceito de "dois";
• Sabe o nome, o sexo e a idade;
• Repete sequências de 3 algarismos;
• Começa a ter noção das relações de causa-efeito:
• É bastante curiosa e inquiridora;
Desenvolvimento Social
• É bastante sensível aos sentimentos dos que a rodeiam relativamente a si própria;
• Tem dificuldade em cooperar e partilhar;
• Preocupa-se em agradar os adultos que lhe são significativos, sendo dependente da sua aprovação e afeto;
• Começa a aperceber-se das diferenças no comportamento dos homens e das mulheres;
• Começa a interessar-se mais pelos outros e a integrar-se em actividades de grupo com outras crianças;
Desenvolvimento Emocional
• É capaz de se separar da mãe durante curtos períodos de tempo;
• Começa a desenvolver alguma independência e auto-confiança;
• Pode manifestar medo de estranhos, de animais ou do escuro;
• Começa a reconhecer os seus próprios limites, pedindo ajuda;
• Imita os adultos;
Desenvolvimento Moral
• Começa a distinguir o certo do errado;
• As opiniões dos outros acerca de si própria assumem grande importância para a criança;
• Consegue controlar-se de forma mais eficaz e é menos agressiva;
• Utiliza ameaças verbais extremas, como por exemplo "Eu mato-te!", sem ter noção das suas implicações;
SINAIS DE ALERTA
• Medos excessivos;
• Ansiedade de separação extrema (grande dificuldade em se separar da mãe);
• Enurese nocturna (faz xixi na cama sistematicamente);
• Timidez;
• Inibição nas actividades lúdicas, por exemplo: não joga ao faz-de-conta; não faz jogos de papéis; não se entretém a brincar sozinha;
• Comportamentos ritualísticos, sobretudo à volta da comida;
• Problemas de fala persistentes: discurso incompreensível;
• Excessivo medo de estranhos;
• Falta de interesse pelos outros: não brinca com outras crianças; não compreende as diferenças de comportamento entre homens e mulheres;
• Sono: dificuldade em adormecer sozinho; insónias.
Fonte: http://sonhoscompanhia.blogspot.com.br/2008/02/desenvolvimento-da-criana-de-3-4-anos.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário