segunda-feira, 18 de maio de 2015

Lá vem o sorriso janelinha


Pedrinho está começando a ficar com um dente mole e já está aparecendo um outro atrás.

E ele está com medo. É natural!

Porém procuramos passar tranquilidade para ele, afinal a troca de dentição é um processo natural que toda criança passa. 

Sempre orientando para ele ficar com a língua sobre o dente para deixá-lo bem molinho e ele mesmo puxar, como da vez passada.

Então, lá vem sorriso janelinha!

Eu pesquisei na internet e achei este texto publicado no blog de uma odontopediatra

Dente mole , até quando esperar cair sozinho?

Quando um dente mole aparece na boquinha de uma criança , o dente vira da familia toda….todo mundo quer sentir , tentar tirar, e ai pode surgir a duvida: podemos tirar em casa? quanto tempo podemos esperar ate ele cair?
Bom, eu particularmente lembro que quando dizia para minha família que tinha um dente mole, logo apareciam varios “dentistas “querendo tirar de toda a forma o tal dente mole como se ele fosse algo ruim !!!! Nada disso!! 
O dente mole representa um momento super importante da criança e exige dela coragem, maturidade para encarar as mudanças, as vezes invisíveis , que acontecem junto com esse fato.  
Na minha época e também na da maioria dos pais, os primeiros dentes caiam por volta de 7 anos, quando nós entravamos no 1˚ ano. Hoje em dia, os ritmos da natureza, a nossa nova relação com o tempo são bem diferentes de alguns anos atras e isso acaba também se refletindo na troca antecipada dos dentes.
Frente a isso vou colocar as principais duvidas que respondo no consultório:
  1. Podemos tirar o dente em casa? Não só podem como devem, de forma tranqüila, sem pressa nem pressão, desde que o dentinho já esteja bem molinho mesmo!
  2. Sangra demais? o que fazer? O sangramento acontece e depende de cada criança mas após tirar o dente pode-se morder um pano de boca ou gaze por uns 5 minutos e já estará resolvido.
  3. Quanto tempo podemos esperar até o dente cair? Não tem como mensurar este tempo….se o dente esta mole mas não esta atrapalhando a criança desempenhar as funções como mastigação , fala , podemos esperar, mas se estiver dificultando a alimentação, a higiene, ai vale a pena o profissional avaliar.
  4. E se tiver outro dente nascendo por tras ? Isso também é bastante comum quando  o dente permanente  vem paralelo ao dente de leite e portanto não é capaz de reabsorver a raiz do de leite e a criança pode sim ficar com duas carreiras de dentes, como um tubarão !!! Ainda assim neste caso não existe nenhuma urgência em tira-lo pois o permanente vai ocupar seu lugar na arcada mesmo estando inicialmente bem atras !
Como sempre o importante é usar o bom senso, e ter calma para esses procedimentos que envolve a perda de um “orgão ” …. as crianças esperam muito esse hora de ganhar um novo dente e não podemos fazer desse momento algo estressante e nervoso, e, o que não poderia faltar falar é que os pais devem convocar a Fadinha do Dente , que trás um brinde que não deve ser um brinquedo, mas sim, uma pedra, uma moedinha, algo simbólico e não comprado em loja de brinquedo pois tira a magia do momento!!! 
Para as meninas fica a dica de espalhar um pouquinho de gliter na cama que dá o ar magico perfeito para a ocasião!! Aproveitem e cultivem nas nossas crianças a fantasia e boas energias que esses momentos proporcionam e depois é legal contar ao filho como foi quando caiu seu primeiro dente e curtir e registrar !

Nenhum comentário:

Postar um comentário