domingo, 18 de dezembro de 2011

Você sabe dar banho no recém-nascido?


Não é uma tarefa fácil dar banho no bebê, principalmente para quem é mãe de primeira viagem como eu. Risos.

O 1º banho de Pedrinho eu já postei aqui junto com a foto. Mas, como eu ando muito saudosa dos tempos de quando Pedrinho era bebê e foi uma fase muita boa para nós (mamãe, papai e filhão) porque Pedrinho não deu trabalho. Então, resolvi postar algumas coisas para matar a saudade e mais depois, outras coisas antigas que ainda não postei.

Meu filho foi um bebê que não teve cólicas, não trocava a noite pelo dia, teve um desenvolvimento normal e tudo aconteceu dentro do esperado.

Nos primeiros dias, ele tomava pouco leite. Depois passou a se aimentar melhor e com a orientação da pediatra Dra. Ana Moura, uma excelente médica, deu tudo deu certo. Ele nasceu com 2 kilos e 400 gramas, ou seja, baixo peso gestacional, entretanto com um mês de vida, ele ganhou peso e até hoje tem uma ótima alimentação e um peso equilibrado.

Há a exceção de quando ele adoeçe e melhora, fica um período de fastio e depois voltar a comer bem.


Bom, quanto ao banho do recém-nascido, eis as dicas:

1º) Lava as mãos com sabão amarelo;

2º) Fervia água para esterializar a banheira e outra para "quebrar a friagem" do banho;

3º) Enquanto fervia a água, eu preparava o local que eu ia arrumá-lo. Então eu pegava o trocador e colocava-o na cama, depois o forrava com um fralda esterelizada;

5º) Ao lado dele, eu deixava a roupinha e a fralda que eu ia usar. Além do perfume, escova de cabelo, a pomada para assaduras e o álcool 70% para colocar no umbigo e limpá-lo com o algodão. Usei este álccol até o umbigo cair.

6º) Usava também o contonete para limpar o umbigo, depois que ele cai;

7º) O local do banho também preparava: eu colocaava a banheira já esterelizada no porta-banhiera, deixava próximo o sabonete líquido glicerenado, o xampu, o condionador e a toalha fralda;


8º) A água fervida eu adicionava à água fria que eu enchia aa banheira, no intuito de que o banho ficasse na temperatura ambiente (nem quente e nem fria); Tive o cuidado de não encher demais a banheira para evitar acidentes e jamais coloquei água fria ou quente com Pedrinho dentro da banheira;

9º) No início eu usei o termômetro próprio para o banho. Eu colocava este aparelho na banheira com a água fria e ia adicionando a água fervida, mexendo-a com a mão e assim, quando o termômetro tivesse em 36º eu parava. A banheira estava pronta

10º) Jamais deixei Pedrinho sozinho na banheira para fazer ou buscar qualquer coisa, pois ele poderia se afogar ou cair;

11º) Eu fechava as janelas e portas para evitar correntes de ar para não deixá-lo gripado;

12º) Eu não usava relogio, pulseiras ou qualquer objeto que pudesse arranhá-lo ou machucá-lo. Também, eu mantinha as unhas cortadas;

13º) Depois de tudo preparado, eu tirava a roupa dele e limpava toda a sua intimidade para que ao entrar na banheira ele não tivesse com nenhuma sujeira. Eu não poderia tirar a frlada dele e colocá-lo direto na banheira, já imaginou se ele tivesse feito um pouquinho de coco? Ia sujar a água do banho;

14º) Eu o enrolava numa fralda ou num pano de xixi, mas com a cabeça de fora; (Veja a figura ao lado direito para enrolar um bebê)

15º) Eu lavava a cabeça dele, ainda enrolado na fralda e só depois eu o desenrolava e o colocava na banheira; Sempre tendo o cuidado de jogar pouca água e aos poucos para não entrar água nos ouvidos, no nariz, nos olhos;

16º) Eu passava meu braço pelas costas dele e com a minha mão eu o segurava debaixo do braço dele. A cabeça de Pedrinho ficava deitava no meu braço e com a outra mão eu dava o banho;

                                         

17º) Depois eu o virava e segurava da mesma forma;

18º) No bebê, o sabonete deve ser líquido e glicerenado, para evitar contaminação. No rosto não usa nenhum sabonte, só água.

19º) Sempre tive o cuidado de não demorar muito no banho e deixava para lavar a sua intimidade sempre por último;

20º) A toalha fralda já estava bem próximo, eu tirva meu filho do banho e o enrolava na toalha e em seguida colocava-o em cima do trocador para arrumá-lo.

21º) Secava todo o corpinho dele, principalmente onde tinha as dobrinhas e de uma forma delicada por causa da pele do bebê que é sensível;

22º) Também não esquecia de usar a pomada de assadura nas dobras, no pescoço e na intimidade dele.


23º) Deixava meu filho lindo e cheiroso no berço sempre com os lençóis limpos e arrumados.

No site Guia do bebe  tem imagens e um vídeo sobre este tema. Vale a pena conferir.

 Este é o 1º banho que foi dado por Neide (minha amiga)


Este foi o banho dado no dia 22.08.08 (7º dia de vida de Pedrinho e este dado por mim). Aprendi a dar banho com minha amiga Neide e na primeira tentativa chorei muito e não consegui. Mas, nesta foto, foi eu mesma que dei o banho do início oa fim.

Olha papai me ajudando a dar banho em Pedrinho e participando deste momento único.



A vovó Iraci dando banho nele


Nenhum comentário:

Postar um comentário