segunda-feira, 15 de abril de 2013

Desenvolvimento típico de uma criança com 4 anos

Achei este texto muito interessante e Pedrinho está de acordo com 99% do que falando neste texto, pois em algumas coisas ele supera. Por exemplo, escreve o nome dele todo e já conhece as consoantes.

Desenvolvimento físico

·                   Pesa entre 13 e 23 quilos
·                   Mede entre 93cm e 1m17cm
·                   Necessita de dormir entre 10 e 12 horas todas as noites

Desenvolvimento motor

·                   Veste e calça-se sem necessitar de muita ajuda
·                   Come sozinha, já sabe usar bem o garfo, faca e colher
·                   Penteia o cabelo e lava os dentes sozinha
·                   Consegue andar em linha reta de forma direita
·                   Corre e salta sobre e em torno de obstáculos com facilidade
·                   Sobe e desce sem grande dificuldade
·                   Salta bem sobre um pé apenas
·                   Apanha, atira e dribla bem uma bola
·                   Já anda bem de triciclo
·                   Consegue empilhar objetos sem dificuldade
·                   Cria formas e objetos com recurso a plasticina
·                   Segura bem num lápis e faz desenhos legíveis
·                   Já sabe usar uma tesoura infantil

Desenvolvimento cognitivo

·                   Fala fluentemente, com frases muito completas
·                   Adora inventar palavras, cantar canções e rimas
·                   Gosta de conversar, ter longas conversas
·                   Já conhece muitas letras do alfabeto e até algumas palavras mais familiares
·                   Pode já saber escrever o seu próprio nome
·                   Já sabe dizer o nome completo, onde mora e o número de telefone
·                   Faz muitas perguntas
·                   Responde facilmente às perguntas que lhe são feitas
·                   Percebe e recorde-se bem dos seus feitos/sucessos
·                   Já sabe distinguir entre ontem, hoje e amanhã
·                   Percebe bem a rotina diária e o que sucede a quê
·                   Consegue atender a um pedido com 2 ou 3 ações distintas
·                   Já percebe os conceitos relacionados com: quantidades, tamanhos, pesos, medidas, texturas,
                   cores, distâncias, tempo e posições
·                   A sua capacidade de atenção é maior, consegue concentrar-se na mesma atividade durante
                   10 a 15 minutos
·                   Consegue ordenar objetos do mais baixo para o mais alto, do mais pequeno para o maior
·                   Conta até 7 objetos em voz alta, embora nem sempre na ordem correta
·                   Já sabe entre 6 e 8 cores
·                   Reconhece cerca de 3 formas diferentes

Desenvolvimento emocional

·                   Ainda tem dificuldade em separar a realidade da fantasia
·                   É muito entusiasta, tem sempre muita pressa em tudo
·                   Tem uma imaginação muito vívida
·                   Pode mentir para se proteger mas ainda não percebe o que é uma mentira
·                   Capacidade de sentir ciúme
·                   É mais cooperante
·                   Gosta de se exibir a si própria e às suas coisas
·                   Tem mais confiança
·                   Começa a perceber o que é o perigo
·                   Pode ter medo de muitas coisas, inclusive do escuro e dos “monstros”
·                   Ainda tem birras, normalmente em relação a pequenas coisas
·                   Capacidade de sentir raiva e frustração, principalmente quando algo não está a correr como  
                    quer
·                   Passa a exprimir o seu descontentamento/raiva mais verbalmente do que fisicamente
·                   Por vezes ainda é agressiva e/ou violenta
·                   Já sabe fazer ameaças

Desenvolvimento social

·                   Está mais independente em relação aos adultos
·                   Gosta de obter a aprovação dos adultos
·                   Gosta de brincar com outras crianças, nomeadamente com aquelas que têm a mesma idade
·                   Já consegue brincar em grupo
·                   Embora goste de brincar com crianças de ambos os sexos, já tem uma maior preferência por
                    brincar com crianças do mesmo sexo que o seu
·                   Já sabe partilhar com as outras crianças e fá-lo na maioria das vezes
·                   Por vezes pode querer ser o líder
·                   Gosta de alterar as regras da brincadeira à medida que se brinca
·                   Pode chamar nomes às outras crianças, fazer queixa das mesmas aos adultos
·                   Pode ter um ou mais amigos imaginários
·                   Gosta de contar histórias e anedotas – muitas vezes sem nexo – aos adultos
·                   Está constantemente a perguntar porquê
·                   Gosta de chocar os outros – crianças e adultos – ao usar palavrões e outras palavras    
                    proibidas
·                   Quando brinca gosta de imitar os pais, normalmente o do mesmo sexo
·                   Adora brincar às personagens: professora, dona do café, dono da loja, bombeiro, polícia…


Fonte: Pequenada

Nenhum comentário:

Postar um comentário