Achei este texto muito interessante e Pedrinho está de acordo com 99% do que falando neste texto, pois em algumas coisas ele supera. Por exemplo, escreve o nome dele todo e já conhece as consoantes.
Desenvolvimento
físico
·
Pesa
entre 13 e 23 quilos
·
Mede
entre 93cm e 1m17cm
·
Necessita
de dormir entre 10 e 12 horas todas as noites
Desenvolvimento motor
·
Veste
e calça-se sem necessitar de muita ajuda
·
Come
sozinha, já sabe usar bem o garfo, faca e colher
·
Penteia
o cabelo e lava os dentes sozinha
·
Consegue
andar em linha reta de forma direita
·
Corre
e salta sobre e em torno de obstáculos com facilidade
·
Sobe
e desce sem grande dificuldade
·
Salta
bem sobre um pé apenas
·
Apanha,
atira e dribla bem uma bola
·
Já
anda bem de triciclo
·
Consegue
empilhar objetos sem dificuldade
·
Cria
formas e objetos com recurso a plasticina
·
Segura
bem num lápis e faz desenhos legíveis
·
Já
sabe usar uma tesoura infantil
Desenvolvimento cognitivo
·
Fala
fluentemente, com frases muito completas
·
Adora
inventar palavras, cantar canções e rimas
·
Gosta
de conversar, ter longas conversas
·
Já
conhece muitas letras do alfabeto e até algumas palavras mais familiares
·
Pode
já saber escrever o seu próprio nome
·
Já
sabe dizer o nome completo, onde mora e o número de telefone
·
Faz
muitas perguntas
·
Responde
facilmente às perguntas que lhe são feitas
·
Percebe
e recorde-se bem dos seus feitos/sucessos
·
Já
sabe distinguir entre ontem, hoje e amanhã
·
Percebe
bem a rotina diária e o que sucede a quê
·
Consegue
atender a um pedido com 2 ou 3 ações distintas
·
Já
percebe os conceitos relacionados com: quantidades, tamanhos, pesos, medidas,
texturas,
cores, distâncias, tempo e posições
·
A
sua capacidade de atenção é maior, consegue concentrar-se na mesma atividade
durante
·
Consegue
ordenar objetos do mais baixo para o mais alto, do mais pequeno para o maior
·
Conta
até 7 objetos em voz alta, embora nem sempre na ordem correta
·
Já
sabe entre 6 e 8 cores
·
Reconhece
cerca de 3 formas diferentes
Desenvolvimento emocional
·
Ainda
tem dificuldade em separar a realidade da fantasia
·
É
muito entusiasta, tem sempre muita pressa em tudo
·
Tem
uma imaginação muito vívida
·
Pode
mentir para se proteger mas ainda não percebe o que é uma mentira
·
Capacidade
de sentir ciúme
·
É
mais cooperante
·
Gosta
de se exibir a si própria e às suas coisas
·
Tem
mais confiança
·
Começa
a perceber o que é o perigo
·
Pode
ter medo de muitas coisas, inclusive do escuro e dos “monstros”
·
Ainda
tem birras, normalmente em relação a pequenas coisas
·
Capacidade
de sentir raiva e frustração, principalmente quando algo não está a correr como
quer
·
Passa
a exprimir o seu descontentamento/raiva mais verbalmente do que fisicamente
·
Por
vezes ainda é agressiva e/ou
violenta
·
Já
sabe fazer ameaças
Desenvolvimento social
·
Está
mais independente em relação aos adultos
·
Gosta
de obter a aprovação dos adultos
·
Gosta
de brincar com outras crianças, nomeadamente com aquelas que têm a mesma idade
·
Já
consegue brincar em grupo
·
Embora
goste de brincar com crianças de ambos os sexos, já tem uma maior preferência
por
brincar com crianças do mesmo sexo
que o seu
·
Já
sabe partilhar com as outras crianças e fá-lo na maioria das vezes
·
Por
vezes pode querer ser o líder
·
Gosta
de alterar as regras da brincadeira à medida que se brinca
·
Pode
chamar nomes às outras crianças, fazer queixa das mesmas aos adultos
·
Pode
ter um ou mais amigos imaginários
·
Gosta
de contar histórias e anedotas – muitas vezes sem nexo – aos adultos
·
Está
constantemente a perguntar porquê
·
Gosta
de chocar os outros – crianças e adultos – ao usar palavrões e outras palavras
proibidas
·
Quando
brinca gosta de imitar os pais, normalmente o do mesmo sexo
·
Adora
brincar às personagens: professora, dona do café, dono da loja, bombeiro,
polícia…
Fonte: Pequenada
Nenhum comentário:
Postar um comentário