sexta-feira, 28 de março de 2014

Suplementação com Ferro é necessário?

Estive pensando sobre a alimentação de Pedrinho no que diz respeito a alimentação dele  no aspecto dos nutrientes e me lembrei do ferro. Porque meu filho chegou a tomar remédio para ferro recomendando pela pediatra.

Achei este texto na net: 
             O consumo de alimentos ricos em ferro é importante em todas as fases da vida, mas, em especial, para gestantes, bebês e idosos, que possuem uma necessidade maior de ferro no organismo. Da mesma forma, as mulheres em idade fértil possuem uma maior necessidade de ferro que os homens. Veja abaixo a necessidade diária de ferro por faixa etária:


Alimentos ricos em ferro, separado por fonte animal e vegetal:

  
Obs: Os alimentos de fonte animal apresentam uma absorção de Ferro entre 20 a 30% do total do mineral ingerido, enquanto os alimentos de origem vegetal ricos em Ferro permitem uma absorção em torno de 5% do total de Ferro que possuem em sua composição.

           

Frutas rica em ferro: 

ameixa seca
damasco seco
nozes
abacaxi
coco
goiaba
morango
 laranja
maracujá
kiwi
manga
uva
tangerina
limão
acerola
  
Alimentos ricos em ferro:


Leite Materno:

Nos meses de amamentação o leite materno é a principal fonte de ferro para o bebê.

O ferro do leite materno tem maior biodisponibilidade (absorção) do que o leite de vaca fazendo com que as crianças que mamam no seio materno nos primeiros 6 meses de vida tenham reservas de ferro maiores do que os alimentados com leite de vaca.

Esta qualidade do leite materno de promover a absorção do ferro justifica o fato de este alimento ser suficiente para fornecer um balanço adequado do mineral nos primeiros seis meses de vida, sem a necessidade de ferro exógeno adicional (SUPLEMENTO), salvo situações em que a criança, por condições de nascimento (prematuridade e baixo peso ao nascer) tem estoques orgânicos insuficientes do mineral.

A utilização de grandes quantidades de leite de vaca e a introdução precoce de dieta de desmame, bem como o desmame precoce, são fatores que poderiam levar ao desenvolvimento da anemia por volta do sexto mês de vida, uma vez que o leite de vaca, além de ser pobre em ferro, inibe a absorção deste mineral vindo de outros alimentos ingeridos em conjunto.
   
Alimentos pobres em ferro:



Em geral, os alimentos pobres em ferro são os doces e os alimentos ricos em carboidratos, como as massas, pães brancos, biscoitos e bolos.

Esses alimentos não devem deixar de ser consumidos, pois geram mais energia para o organismo e são uma boa fonte de calorias. 

O leite é um alimento pobre me Ferro, e o cálcio presente na sua composição também diminui a sua absorção. O leite materno é o único leite que permite boa absorção de ferro.

A proteína da soja e a proteína do ovo são também elementos que inibem a absorção do Ferro do alimento.

Alguns alimentos como o vinho tinto, o chocolate e mesmo algumas ervas utilizadas para fazer chá, por possuirem polifenóis e fitatos, componentes naturais na sua composição, são inibidores da absorção do Ferro. Por isso apesar de possuir Ferro em sua composição, não são uma boa fonte de ferro, já que o corpo não consegue aproveita-lo. São alimentos com baixa biodisponibilidade de Ferro.
  

DICAS:

1-    Os alimentos ricos em Ferro, de origem vegetal, devem ser consumidos sempre com uma fonte de vitamina C para melhorar a absorção de Ferro. No caso de carnes e outros alimentos de origem animal esse cuidado não é necessário, porque o Ferro é absorvido com facilidade. Ex: suco de laranja.

2-    Evitar consumir alimentos ricos em Cálcio com as principais refeições, como iogurtes, pudim, leite ou queijo. O cálcio é um inibidor natural da absorção do Ferro.

3-    Comer alimentos integrais apenas em refeições como o lanche ou o café da manhã, e não ao almoço e jantar. Os Fitatos presente em maior quantidade nos cereais e fibras dos alimentos integrais por exemplo, diminui a eficiência da absorção do Ferro presente nos alimentos.

4-    Cozinhar em uma panela de ferro, é uma forma de aumentar a quantidade de ferro de alimentos pobres como o arroz por exemplo. 

5-    Misturar frutas e legumes nos sucos também podem ser uma excelente forma de enriquecer a dieta em ferro. Duas ótimas receitas ricas em ferro são o suco de abacaxi batido no liquidificador com salsinha fresca e o bife de fígado acebolado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário