sexta-feira, 16 de maio de 2014

Pensando em educação dos filhos ....

Sempre achei que a melhor educação é a do exemplo, a do diálogo
e da orientação para o bem e o certo.

Ás vezes, eu e Pedrinho presenciamos algumas mães dando maus exemplos aos seus filhos e a das outras, isto acontece com o pai também. E meu filho na hora me questiona e eu mantenho o que digo e o que acredito ser o correto.

Já vi mães dando salgadinhos na hora do almoço, ou fazendo confusão na rua, ou jogando lixo no chão. São atitudes de pessoas mal educadas.

Alguns pais falam: -“Faça o que eu digo e não faça o que eu faço.” E ainda acham que estão certos. Risos.


A criança aprende o que vê, escuta e sente e o bom exemplo fica para sempre.

Os pais que educam não podem ter uma postura na frente do filho e na frente dos outros, ser outra pessoa. Não pode exigir dos filhos, dons que lhe faltam.


Então, existem algumas condutas que devemos sempre ter pensando em deixar os melhores exemplos, como: dar a sua vez aos idosos e gestantes, sempre cumprimentar as pessoas, sempre ser cortês e agradecer quando for preciso, não gritar ou fazer escândalos e, se perder o controle da situação ... contar até 10 mentalmente e respirar profundamente para se acalmar.

O curioso é que até funciona. Já aconteceu de filhão se irritar e querer fazer birra e na hora o pai dizer; -“Controle-se filho, respire e conte até 10” e depois de uma boa orientação e conversa, ele se acalma.

Pedrinho agora está com, precisamente, 5 anos e 8 meses e já entende muita coisa. Ele é maduro para a idade dele e fica mais fácil o diálogo.

Bom, não posso negar que ele desobedece e teima, mas quem disse que é educar é fácil? Educar é diariamente, insistentemente, é dar bons exemplos.

Usamos também o bom senso para educar e fazemos filhão se colocar no lugar do outro para ele entender mais a situação e tomar a decisão correta.

E assim, seguimos a vida pensando no melhor para Pedrinho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário