sexta-feira, 10 de maio de 2013

Dia das mães é todo dia


Agora, eu sou MÃE e para sempre serei.

Eu sempre quis ser mãe e no mês maio sempre reflito sobre nisto: a possibilidade da maternidade concedida por Deus e o compromisso assumido de cuidar e zelar pela integridade física, moral e espiritual do filho. E assim, veio a lembranças de doces e belos momentos com Pedrinho:

Ainda pequeno, a nossa mãe representa tudo e tudo o que queremos ou precisamos recorremos a ela, em primeiro lugar e depois ao nosso pai. E aí quando começamos a crescer e ficarmos mais independentes, sendo capazes de realizar pequenos atos sozinhos ... já não rogamos tanto a presença dela. 

Depois vem a adolescência e aquele modelo de mulher, nem sempre é o nosso referencial ou ideal E assim, seguimos, crescemos, casamos e nos tornamos mãe. E aí tudo muda.

O que antes não tinha tanto valor ou tanta importância na relação filho/mãe, hoje é intenso e imprescindível na relação mãe/filho. Os papéis se invertem, agora sou mãe e tudo o que a minha mãe fez por mim ou me ensinou vem à tona.

E eu estou amando ser mãe. Porque Deus colocou nos meus braços um lindo filho: Pedro Antônio, uma inteligência, uma alegria, uma vida, uma luz.

Ele representa todas as minhas aspirações como mãe, pois ele é a continuidade de tudo o que acredito, penso, sonho e desejo junto com o pai dele.

Nesta fase da maternidade (recém-nascido), ter um ser pequeno, frágil e carente de amor e de cuidados em suas mãos, é ter responsabilidade e agradecimento pela oportunidade que Deus nos deu.

E é neste contexto que exerço o meu papel de mãe, buscando sempre o melhor para ele, visando a sua integridade física, moral, psíquica e espiritual.

No início é um pouco complicado, pois como Pedrinho é o primeiro filho tudo era novidade e não tínhamos experiência em cuidar de bebês. Mas como o sentimento amor é muito forte dentro de nós e com a ajuda divina, tudo deu certo e está dando até hoje.

É uma abdicação total, é esquecer de você e pensar no filho tão desejado, amado e querido. E assim foi...
Noites em claro, atentos ao choro, a fome, ao sono dele. Quantas mamadeiras esterilizadas e preparadas com o leite (Nan 1 até os 6 primeiros meses e depois Nan 2 até 1 ano).

Quantas fraldas tocadas, roupinhas passadas no ferro, lençóis de xixi lavados, quantas gofadas, quantos banhos-de-sol tomados diariamente nas primeiras horas da manhã.

Ah! Sem falar de quantos dias seguidos acordando antes da 5 horas da manha, é o relógio biológico dele. E nosso filho Pedrinho só dormindo no meio da manhã e eu, como mãe, nem pensar em dormir pois eu tinha que deixar tudo limpo e organizado até  ele acordar.

Depois começa a engatinhar e o cuidado aumenta. Aí vem o nascimento dos dentinhos e fase de desconforto para ele e para mim é terrível, pois eu sei que dói e não pude fazer muita coisa, pois é o desenvolvimento de seu corpo. Usava a medicação que a pediatra dele passava. Depois ele começa a andar sozinho, os primeiros passos, quedas/tombos e mais cuidados para que ele não se machuque.

E por falar em pediatra, Dra. Ana Moura é excelente. Um profissional experiente e atenta a tudo que lhe compete. Sempre atenciosa e pronta para esclarecer ou prestar atendimento médico. Ela é uma benção!
É ser mãe é isto, renunciar-se para servir ao ser amado (o seu filho)

E tenho aprendido muito com isto. E há muito tempo é que eu não o que é acordar tarde, pois Pedrinho sempre se acorda entre 5 às 6h da manhã, de domingo a domingo. Porém, acordo todo dia muito feliz, pois sei que ele está bem e conosco.

E as datas comemorativas? É o primeiro carnaval, primeira páscoa, primeiro dia das mães, primeiro dia dos pais, primeiro aniversário dele, primeiro dia das crianças, primeiro natal E tudo que você pensa e faz é primeiro nele.

Depois ele fez um aninho de vida e comemoração se faz na festa de seu aniversário. A partir daí é a fase da descoberta do mundo, de colocar tudo na boca e de mexer em tudo. Ele começa a balbuciar as primeiras palavras. Confesso aqui que fiz um treinamento intensivo para ele falar primeiro “mamãe”, e consegui. Risos.
A primeira palavra que ele pronunciou foi: mama. Depois papa e por ai vai.

Quando você menos espera chega 2 anos de vida e aí você percebe que ele já não é tão bebê, está se tornando uma criança porém ainda pequena.

E os ensinamentos continuam, são tentativas até um dia ele fazer só e com segurança: fazer xixi no troninho, comer sozinho segurando o garfo e sem derramar a comida, calçar o chinelo sozinho, entre outras coisas.

Depois ele vai para a escola e uma nova fase da vida dele. Fase difícil para ele, pois é a separação/mudança do mundinho dele para o outro que tem outras crianças, no qual ele tem que dividir e interagir. Você começa ver o desenvolvimento dele na escola e o aprendizado que ele tem e se apaixona cada vez mais. Tudo é lindo!

Pedrinho com 3 anos é mais uma nova fase a de corrigir, primeiro, seus defeitos para dar exemplo. Pois é a fase da teimosia e desobediência, da curiosidade infinita e também, de falar tudo que vê e sente, de cantar, de observar o que se passa e relatar para nós pais. Oh! Fase gostosa, pois ele já entende muita coisa, já participa e interage. E ele está se desenvolvendo muito bem, já conhece Jesus.

Hoje ele está com 4 anos e 8 meses e é um garoto muito esperto, vivo e muito comunicativo. Tem boa memória e vai muito bem na escola, pois aprende numa rapidez incrível. É um bom menino, é feliz e demonstra carinho por muitos e amor por nós pais. 

Nas minhas orações diárias, eu peço a Deus que me ilumine e me ajude a não fracassar com mãe e que me oriente para eu ser uma boa mãe para que Pedrinho possa evoluir se tornando um ser melhor do que antes, a cada dia.

Acredito estar no caminho certo, pois tenho me esforçado por ele e para ele, afinal isto é que ser mãe e se eu pudesse resumir tudo o que sinto em poucas palavras diria:

MÃE SIGINIFICA RENUNCIAR-SE, TER AFETO, DAR DEDICAÇÃO INTEGRAL TER AMOR ETERNO, BRIGAR COM O MUNDO TODO PELO BEM DELE E TER CAPACIDADE DE DAR A SUA PRÓPRIA VIDA PELO SEU FILHO.

Feliz Dia das Mães para todas as mães.


Nenhum comentário:

Postar um comentário