segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

FASE PRÉ-ESCOLAR (2 a 6 anos)

FASE PRÉ-ESCOLAR (2 a 6 anos)

Nesta fase chamada de “Pré-escolar”, temos como característica marcante o alargamento dos horizontes da criança.

Antes, tudo acontecia dentro do âmbito familiar, ou seja, dentro de casa e, agora a criança já sai de casa para ir à casa dos avós, dos amigos mais chegados da família, vai à praça ou ao parque tomar sol, contactar com outras crianças e adultos, vê e corre atrás do cachorro, do gato, tropeça na calçada, cai, rala os joelhos, e... como controlar tudo isso? 

Obviamente não há como se prevenir todos os acidentes possíveis, mas é bom estar sempre bem atento a tudo o que possa acontecer e procurar na medida do possível, evitá-los!

Outra característica nesta fase é a que a criança “come pouco” e “brinca muito” e, os pais se preocupam com isso, pois “parece” que a criança está magra aos olhos dos familiares.

Muito cuidado deve ser dado ao momento que pode acontecer nesta fase, quando por necessidade ou por desejo dos pais, o “pré-escolar vai para a escola”.

Que gostoso ver a criança agora correndo com desenvoltura pela casa, mas este espaço passa a ser pequeno para ela e, nesta fase de “pré-escolar” a característica marcante é a alargamento dos horizontes da criança.

Aquilo que acontecia dentro do âmbito familiar, ou seja, praticamente dentro de casa, agora passa a acontecer na casa dos avós, dos tios, dos amigos mais íntimos, e como a criança necessita do sol pela manhã, é bom levá-la a uma praça, ou parque próximo de casa para tomar o banho de sol e já fazer a sua higiene mental.

E como corre nesta etapa de sua vida.


É notório que nesta fase a criança gasta muita energia. Ela come menos e brinca muito, parece que a mesma está emagrecendo porque os depósitos de gordura diminuem e desaparece aquela “barriguinha” que a criança tinha até então. Além de haver um predomínio do crescimento em altura nesta fase. A criança cresce mais do que engorda, pois esta é a chamada fase do estirão do pré-escolar!

Esse movimento intenso do corpo da criança faz com que comece a se desenvolver todo o sistema muscular da mesma e, assim ganha um bom equilíbrio, bom controle motor para realizar suas peripécias, tão evidentes nesta fase.

É bom lembrar aos pais que eles devem estar sempre atentos para evitar acidentes previsíveis!
Você deve saber que ao final desta fase (ao redor dos 6 anos) caem os primeiros dentes de leite.
Nesta idade a criança realiza movimentos delicados como recortar com a tesoura, andar nas pontas dos pés, chutar a bola, pegar corretamente no lápis e rabiscar, alguns já dão laço nos tênis.

Neste período a criança já atingiu certa maturidade emocional, e então não reage intempestivamente através de “birras”, assim consegue controlar sua agressividade e, se torna prestativa realizando certas tarefas simples em casa, e os pais devem incentivá-la nestas tarefas. A criança se torna meiga, afetuosa. É a época em que os pais devem “contar histórias”, “cantar músicas” para ela.

Aproveitem esta fase de “calmaria” que logo desaparece após os 6 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário