domingo, 23 de outubro de 2011

Alimentação desde o nascimento até hoje, Pedrinho com 3 anos e 2 meses

Alimentação até 1 ano de idade

Sempre pensei no melhor para Pedro e uma boa alimentação é algo primordial para a vida dele. Então, desde cedo na ida ao pediatra dele é que tenho recebido orientações quanto à alimentação e tenho seguido a riscar.

Até ele completar 2 anos de idade, tudo que ele comia ou bebia não tinha sal e nem açúcar. Alias, quero criar Pedrinho comendo pouco sal e pouquíssimo açúcar.

Com 3 meses iniciou o suco de fruta (mamão, melão e melancia). Já com 5 meses passou a tomar sopa batida no liquidificador no botão “pulsar”. Na sopa tinha legumes cozidos e carne músculo já cozida, tudo sem sal. 

Ele tomava a sopa todinha e ficava bem alimentado. Comia, também, frutas raspadas como maça e pêra, além de banana. E com 7 meses passou a comer geléia de mocotó e “danoninho” com corante artificial.



A partir daí tudo que se podia bater no liquidificador ou machucar para ele ingerir, eu fazia. Por exemplo: abacate amassado, papinha de farinha láctea ou maisena, purê de batata.

Depois de completar 1 ano, o cardápio dele aumentou tudo. Passou a comer tudo o que podia ser saudável e mastigável.

Sobre o leite:


A medida correta do leite indicada na lata no Nan é uma colher do produto para cada 30 ml de água. Quando a proporção não está na medida certa, há risco de desidratação, diarréia e desnutrição.

O leite deve ser preparado e oferecido ao bebê logo em seguida.


A água deve ser filtrada, fervida e fria e tem validade de 1 hora. Se colocar na geladeira, a validade aumenta para 3 horas.

Alimentação de 1ano de idade

No cardápio dele, entram frutas, sucos, carboidratos e ficam proibidos doces, refrigerantes, frituras e gorduras. Porém, depois que ele entrou na escola a professora apresentou a ele o pirulito e ele até hoje me pede. Também, foi apresentado o refrigerante e de vez em quando é que eu deixo ele tomar. Mas tem as ocasiões certas: aniversários ou comemorações, idas a pizzaria (o que é mais difícil acontecer)

O que eu não é quero é um hábito diário do uso de refrigerantes e guloseimas.

Porque ele não gosta muito de doces não. Chocolate ele nem quer chegar perto. Biscoito recheado? Nem pensar. Ele só come bolacha cream cracker, club social e no máximo bolacha maisena.

Esta é a pirâmide da boa alimentação. Eu pretendo seguí-la, espero que consiga pois o apelo do marketing para a má alimentação é muito grande e a influência dos amiguinhos também pode atrapalhar, Mas vou tentar até onde for possível.
 


Quando ele está nos aniversários, hoje com 3 anos, ele só come 1 coxinha, 1 copo de refrigerante e pipoca.


Alimentação com 3 anos
 
Pedrinho adora comer cuscuz com ovo, no café-da-manhã; tomar yakut ou danoninho ou iorgute de garrafinha; suco de laranja, de cajá, de melancia, de uva; cereais em barra; inhame, sucrilhos

Ele adora comer pipoca, eu opto em fazer a natural e no microondas. É uma festa para ele!

Biscoito só se for salgado tipo: cream craker ou club social. Nem pensar os recheados, no máximo biscoito Maria ou Maisena.

Quanto às frutas: banana, maça, melancia, uva, pêra, tangerina são as preferidas.


No almoço ele come macarrão ou arroz com feijão e carne. Pedrinho gosta muito de carne e de galeto, come peixe também. Verdura e legumes ele não gosta, só come legumes se for machucado e misturado no almoço e sem ele vê.

O curioso é ele não gosta de purê e nem de macaxeira, eu acho que ele não gosta é da consistência destes pratos.

E o mais curioso é que certos alimentos ele come na escola e não come em casa, por exemplo: sopa, sucrilhos com leite; bolo (menos de chocolate)

Quando vai para as festinhas só come 1 coxinha, refrigerante e pipoca de saquinho. Não gosta de docinhos de festa.

Não gosta de chocolate e nem de doces, com exceção do pirulito que a professora da escola dele apresentou. Refrigerantes, também gosta. Apesar de que eu só deixo ele tomar nas festinhas ou em alguma ocasião que seja inevitável.

Eu acho ótimo, pois quero Pedrinho se alimentando bem e ter sempre o hábito de uma alimentação balanceada e bem nutritiva

Ele ainda não conhece estes sandiches tipo combo destes fast food que existem por ai. E eu não pretendo apresentar nem tão cedo, quanto mais tarde for... melhor!

Leiam o que eu encontrei na internet sobre alimentação infantil:

Alimentação infantil – o que é saudável para as crianças


A nutrição adequada na infância é importante para o crescimento e o desenvolvimento da criança.O aleitamento materno exclusivo é a alimentação ideal para os primeiros 6 meses de vida do bebê.

Com o aumento da idade da criança, as necessidades nutricionais vão se aproximando, progressivamente, das do adulto, sendo assim, deve-se prestar atenção aos problemas surgidos com dietas restritivas ou excessivas em nutrientes.

Para isso, procure manter bons hábitos alimentares não deixando que a criança crie seus próprios hábitos erroneamente. Além disso, se seu filho não apresentar problemas de saúde, não fique preocupada se ele não sentir tanta fome. Veja algumas dicas importantes:

1. Apresente para a criança uma refeição colorida e, com certeza, você estará oferecendo uma refeição balanceada em nutrientes;

2. A rejeição ao provar um alimento na primeira vez não significa aversão fixa por ele. Ofereça-o em outras oportunidades, mas sem pressão;

3. Não force a criança a comer o que os pais não comem. Dê o exemplo;

4. Não prometa prêmios para fazer a criança comer. Isso tende a reduzir o gosto pelo alimento que está no prato além de criar um mau hábito;

5. Não force a criança a comer. Espere a próxima refeição e, se ela tiver fome, se alimentará;

6. Não ofereça guloseimas nos intervalos, pois diminuirá o apetite nas próximas refeições;

7. Não acostume a criança a comer através de artimanhas, por exemplo: mexendo na água, andando pela casa, fazendo aviãozinho, vendo televisão e etc;

8. Estabeleça horários fixos para as refeições e em lugar adequado e calmo, quando possível;

9. Fale baixo com a criança. Falar gritando somente contribuirá para a recusa do alimento.
Vale a pena deixá-los participar do preparo e da montagem do prato!

Fonte: Nutrição em prática

Nenhum comentário:

Postar um comentário