domingo, 30 de outubro de 2011

A primeira palavra tinha que ser "mama"


Fiz um intensivo com Pedrinho para a primeira palavra dele ser “mamãe” e assim se sucedeu. Ele falou mama, depois foi que falou papa, bobo (vovó), aga (água).

Pedrinho começou a falar várias palavras com 1 ano e 6 meses. Já com 1 ano e 8 meses ela fala muitas palavras, chegando a forma  frases como: a pota fessou (a porta fechou). 

É claro que o que ele pronunciava era embolado, mas quem convivia com ele entedia tudo. Eu, por exemplo, conseguia manter um diálogo com ele.

Falar tudo mesmo foi aos 2 anos e aí todo mundo entendia bem. Hoje com 3 anos e 2 meses, Pedrinho fala muito bem e se eu for comparar com outras crianças, ele está a frente... pois fala claro e já usa pronomes como: meu, seu, aquele ...

O interessante que antes eu perguntava “quem é o neném de mamãe?” e ele respondia “é Pedinho”, hoje usa a 1ª pessoa do singular “é eu”. 

A criança nesta idade de 3 anos ainda não pronuncia perfeitamente todos os vocábulos, não usa o “r” , então ele fala “Pedo”.

Embora que até hoje ele usa a palavra “gagau” para pedir o mingau dele, por mais que ele saiba que fala errado, ele prefere usá-la.

Uma palavra que ele inventou “papapito” para chamar “velocípede”. E dentre o vocabulário dele, eis algumas preciosidades:

Quinhão (caminhão) tato (trator) eu não sabo (eu não sei) vaca (faca).

Foram e são tantas palavras que ele fala engraçado, que fica até difícil lembrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário