Nossa! Nunca imaginei que tirar a fralda seria uma tarefa tão difícil e demorada.
Quando Pedrinho fez 2 aninhos, eu comecei a usar cueca e explicar para ele que ele tinha que pedir para fazer xixi sempre que tivesse vontade.
Depois passei a levá-lo ao banheiro a cada 30 minutos para ele fazer o xixi, em pé mesmo. Bom, neste caso eu o incentivava a fazer dentro do Box.
Porém, no turno da manhã era a cueca e as idas ao banheiro e no turno da tarde, ele ia para escola de fralda.
Muitas vezes ele terminava fazendo na cueca, sujando o chão. Mas é um aprendizado e não poderia ser na mesma hora. Eu não brigava com ele, mas o orientava dizendo que não era o correto e era para ele pedir para fazer xixi.
Com 2 anos e 3 meses, ele praticamente usava só cueca. Na escola, ele já ia sem fralda também, porém a professora dele pedia que eu colocasse na mochila de Pedrinho umas duas roupinhas para a troca, se fosse necessário. Mas, não foi. Foi uma conquista!
Mas o cocô .... ainda não consegui tirar da fralda. Até hoje, com 3 anos e 2 meses ele pede a fralda para este fim. Eu já digo a ele que não tem mais fralda e que não tenho mais dinheiro para comprar.
Comprei o troninho e o assento redutor. Procuro colocar ele tanto em um como em outro, para ver se ele faz. Também, encorajo a ele dar “tchau” para o cocô e fazer a maior festa. Hoje, em dia, quando eu faço cocô, chamo Pedrinho para dar “tchau” comigo e depois ele dá a descarga. Eu digo que o mesmo vai acontecer quando ele fizer também.
Outra etapa é tirar a fralda noturna, pois a diurna eu tirei com 2 anos e 4 meses. Agora ele já dorme sem fralda e eu explico a ele que vai dormir de cueca, levando-o antes ao banheiro. Até o momento, ele não fez xixi no colchão, mas se fizer não irei me admirar, pois está começando agora a extinção da fralda noturna
Serão novas conquistas a ser pleiteadas, aos poucos. Pedrinho já tem maturidade para isto, pois ele conhece a sua genitália, já faz xixi segurando a “pitoca”, já passa muito tempo sem fazer xixi quando está dormindo e, o principal, já sente quando está com vontade de fazer cocô e xixi.
Vamos conseguir.
Veja estas dicas que achei na internet:
- Segundo os especialistas, as crianças não estão preparadas para deixar as fraldas antes dos 2 anos, pois, em geral, elas só conseguem ter controle sobre os intestinos a partir dessa idade. - Os pais não devem se impor. O melhor é respeitar o ritmo e a maturidade da criança para usar o bacio. Cada uma vai fazê-lo ao seu tempo assim como acontece com andar, falar... - Deixe que a criança se familiarize com o pinico - Incentive-a a usá-lo mostrando como você faz quando vai ao banheiro (=casa de banho) - Comece tentando sentar a criança no bacio, ainda vestida. - Depois, passe a sentá-la sem roupa.
- Quando ela já estiver habituada, deve-se sentar a criança no bacio após as refeições para que ela faça suas necessidades. Se isso não acontecer em dez minutos, tire-a de lá e volte a tentar depois de uma hora.
Outra dica interessante que vai me ajudar:
Procure os seguintes sinais antes de tentar tirar-lhe as fraldas:
Ao nível do desenvolvimento fisiológico e motor
* a criança demonstra estar consciente das suas necessidades, antes de fazer: agachando-se, escondendo-se
* já não faz cocó durante a noite
* mantém-se com a fralda seca durante longos períodos, talvez até durante a sesta
* faz uma grande quantidade de chichi (menos vezes) e não pouquinho de cada vez (e muitas vezes)
* adopta hábitos regulares para fazer cocó
* consegue despir-se sozinho, baixar as calças, tirar a fralda, baixar e subir as cuecas
Ao nível do desenvolvimento cognitivo e linguagem
* domina o vocabulário envolvido no processo de deixar as fraldas (depende de cada família encontrar as palavras mais confortáveis para o efeito)
* a criança compreende instruções complexas, que envolvem várias fases (vai ao teu quarto buscar o livro do ruca e põe-o no saco, por exemplo).
* a criança gosta de imitar o comportamento dos mais velhos e repetir aquilo que dizem
A nível emocional e social
* demonstra desejo de agradar aos pais
* revela auto-domínio
* quer ser como os outros, faz tudo o que fazem as crianças mais velhas, para ser crescido e se sentir integrado
Fonte: Pais e Filhos
Nenhum comentário:
Postar um comentário