segunda-feira, 21 de abril de 2014

A difícil arte de ser mãe


Ser mãe não é uma tarefa tão fácil quanto parece ser, porque Deus nos concede anjos para serem burilados para ser tornarem Homens de Bem, conforme a Sua lei.

Então, Ele nos deu o bom senso, o livre árbitro, a capacidade física e mental de cuidar e amar de forma infinita, além do instinto materno.

Porém, para ser mãe não existe manual explicando como ser uma perfeita.

E se viesse, nem todas as mães seguiram a risca. 

Eu sou uma tentativa de mãe coruja e zelosa, que busca o melhor para a integridade física e moral do meu filho, promovendo a ele o bem estar e equilíbrio emocional para crescer, aprender e viver com ética e no bem, através  da educação.


Educar não é nada fácil. Até porque uma criança convive com outras com educação e hábitos diferenciados do que o seu filho aprendeu e pratica.. E é neste aspecto que torna-se mais difícil ainda.

Tenho pensando muito na educação do meu filho e isto me chamou muito atenção estes dias, porque não quero que ele fale palavrão e quando saio com ele na rua, ás vezes escutamos alguém falando.

Eu explico para ele que é errado falar e quem fala fica muito feio, porque Jesus jamais falaria nenhum palavrão e  que eu quero que ele seja sempre um bom menino.

Outro dia, uma coleguinha do colégio dele o chamou de burro numa hostilidade terrível! E ele de imediato revidou com o mesmo xingamento. 

Percebi que era a defesa, pois também a criança não pode ser boba para que ninguém a passe para trás ou a faça de boba na frente dos outros.

Até as agressões físicas comuns na fase infantil como tampas ou mordidas, principalmente no ambiente escolar. Não gosto que ele bata, mas admito que ele tem que se defender.

Outra dificuldade é quando a mídia oferece diariamente incentivando mais e mais o consumismo para o público infantil. Isto também atrapalha a educação de um filho, principalmente a religiosa na qual ensino que é melhor ser do que ter. 

Ou seja, "Ter" dentro de nossas posses mas sem ostentação e pensando no próximo e buscando "ser" a melhor pessoa com sentimentos nobres.

O compromisso materno/paterno é para sempre e sempre pensamos e desejamos o melhor para os nossos filhos.

Por isto que temos tanta dedicação, cuidados e amor. E os filhos veem as mães como sinônimo de segurança, proteção, carinho e amor puro.

É uma relação que transcende!

E só vejo o bom exemplo como a melhor alternativa para educar o filho.

Peço a Deus todos os dias para que Ele me ajude a educar o meu filho e que eu não fracasse como mãe. Que eu possa ter paciência e sabedoria para não errar nunca e se errar, é tentando acertar.

Procuro sempre ensinar valores morais para uma boa educação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário